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Como avaliar projetos de teatro

Atualizado em 21 novembro, 2016

Um projeto de teatro é uma forma inteligente de aproximar os alunos para que eles expressem suas habilidades artísticas e seus talentos. Aulas de teatro — do ensino fundamental à universidade — muitas vezes envolvem livros didáticos, dos quais os alunos devem ler trechos para fazer testes e provas. Apesar de os livros didáticos e as outras formas tradicionais de avaliação serem importantes, a culminância de uma aula de teatro envolve uma apresentação final. Atores, diretores e estudantes de teatro técnico devem avaliar três componentes principais em um projeto de teatro: ensaio, preparação e atuação.

Instruções

Estudantes de teatro unem muitas formas de arte, desde a atuação até o design (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Avalie os métodos de ensaio, preparação e atuação, que são pré-requisitos importantes para projetos de teatro. Faça exercícios de relaxamento para mostrar aos atores como liberar tensões desnecessárias antes de ensaiar e apresentar-se. Ensine as técnicas de memória sensorial e o "se mágico", por exemplo, para aumentar o envolvimento do ator e do diretor com o trabalho criativo. A memória sensorial ensina os alunos a usarem os cinco sentidos para estimular a imaginação. Já o "se mágico" é uma ferramenta de ensaio que também é usada por atores e diretores para estimular a imaginação perguntando, "Se eu estivesse no lugar do meu personagem, como reagiria a essa situação?".

  2. Fale com antecedência para os alunos sobre o projeto e o método de avaliação. Estabeleça prazos para o processo de ensaios e uma data para a apresentação. Os alunos devem ter memorizado as falas até uma certa data, por exemplo. Explique como será dada a nota final. Uma forma de fazer isso é dar 30 pontos para os ensaios, 20 pontos para a preparação e 50 pontos para a apresentação em si.

  3. Monitore o processo dos ensaios. Repare quais alunos se esforçam e quais simplesmente vão levando. Observe se eles decoraram as falas até a data específica e se estão usando as técnicas de interpretação que aprenderam nas aulas. Veja como os diretores estão lidando com os atores e se eles estão usando os exercícios de atuação e os métodos que aprenderam. Também faça anotações sobre qualquer aluno que esteja se comportando mal ou interrompendo o processo.

  4. Observe a preparação de cada aluno no dia da apresentação. Veja quais alunos usam as técnicas aprendidas de relaxamento ou os métodos de preparação para estimular o espírito criativo. Observe como cada um se comporta individualmente. Eles estão demonstrando respeito e ficando em silêncio durante a apresentação dos outros? Eles estão tentando memorizar as falas na última hora devido ao mau uso do tempo nos ensaio? Repare quais alunos chegaram preparados — com os adereços e o figurino — e quais não fizeram isso.

  5. Avalie a apresentação. Repare na imersão de cada ator no papel, no envolvimento emocional com o trabalho e na atenção que eles estão prestando aos colegas de cena. Veja as escolhas criativas que eles fizeram para expressar os personagens e repare na autenticidade e adequação das escolhas. Observe como eles trabalham o palco tecnicamente. Repare como a iluminação e o cenário contribuem e complementam a atmosfera e os temas da peça. Avalie a direção. Veja como os atores estão posicionados durante a encenação e como eles se movem para avaliar o aspecto da direção da peça.

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