on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Benefícios da unha-de-gato para cabelos grisalhos

Atualizado em 23 março, 2017

A unha-de-gato, planta que possui esse nome devido ao formato curvo de seus espinhos que lembram as garras de um gato, é típica das florestas tropicais. Essa planta tem várias propriedades medicinais, incluindo aplicações contra doenças do sistema imunológico, e embora há quem diga que ela pode ajudar a combater os cabelos grisalhos, não há nenhum estudo científico que comprove o fato.

Unha-de-gato é uma planta típica das florestas tropicais (the undergrowth of the rain forest image by Elmo Palmer from Fotolia.com)

A experiência surpreendente de Nicole Maxwell

Nicole Maxwell, nascida na Califórnia, se mudou para a América do Sul após se divorciar em 1945, onde morou por 12 anos de acordo com um artigo escrito por Robert McG. Thomas Jr. e publicado pelo jornal "New York Times" pouco após sua morte. Durante uma visita a Quito, no Equador, em 1947, Maxwell sentiu pessoalmente os efeitos de cura da planta quanto, depois de sofrer um ferimento sério de facão em seu braço, bebeu a seiva vermelha de uma planta que seu guia trouxe e viu o ferimento parar de sangrar e fechar sem deixar cicatriz.

Loading...

O trabalho de Maxwell

A experiência mudou a vida de Maxwell, que passou a encontrar, catalogar e convencer as empresas farmacêuticas a se interessarem pelas plantas Amazônicas. Ela se tornou amiga dos nativos, aprendeu como usar as plantas medicinais e publicou, mais tarde, um livro chamado "Witch Doctor's Apprentice: Hunting for Medicinal Plants in the Amazon" (em tradução livre, Aprendiz de Xamã: Caçando plantas medicinais na Amazônia) em 1961, que foi revisado e atualizado duas vezes desde então, mais recentemente em 1990.

Pesquisa

De acordo com um artigo a revista "Better Nutrition", escrito por Steven Foster e publicado em Maio de 1996, uma pesquisa começou em dois laboratórios separados em 1974, um em Londres e um na Itália, cujo objetivo era pesquisar o potencial contra tumores da unha-de-gato. Foi apenas em 1990, quando foi publicada uma revisão do livro, que Maxwell revelou ter usado a unha-de-gato pessoalmente, e comentou sobre seu potencial no combate aos cabelos grisalhos. A pesquisa continuou desde então tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, mas sempre com foco em sua potencial propriedade contra o câncer, e não cabelos grisalhos.

A descoberta dos efeitos da unha-de-gato nos cabelos grisalhos

A versão revisada de 1990 do livro de Maxwell inclui uma passagem detalhada sobre seu uso pessoal da unha-de-gato para curar uma infecção séria aos 80 anos e, para sua surpresa, o seu cabelo, que ela descreveu como completamente branco por anos, começou a escurecer após usar a planta, e voltava a esbranquecer quando ela parava de usá-la.

Teorias e especulações

Enquanto as propriedades de combate contra os cabelos grisalhos da planta descritas por Maxwell não foram confirmadas em laboratório, a sua paixão por essa área da biologia e sua experiência na área levaria uma pessoa a considerar a planta como um possível tratamento alternativo. Em uma análise preliminar condizuda por Subhuti Dharmananda, Ph.D., no Instituto de Medicina Tradicional em Portland, Oregon, o Dr. Dharmananda afirmou que o tratamento usando unha-de-gato possuía baixos níveis de toxidade e, portanto, não apresentava muito risco.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...