O que é uma boa ética no trabalho?

Escrito por roslyn frenz | Traduzido por ingrid marçal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma boa ética no trabalho?
Organização e gerenciamento de tempo são consideradas boas éticas de trabalho (organizer image by Anton Gvozdikov from Fotolia.com)

Hábitos de ética no trabalho são parte integrante da vida de muitos funcionários e estudantes. A definição exata de "boa" ética é subjetiva, mas muitas pessoas consideram certas características como éticas e outras como anti-éticas. Boa ética no trabalho, muitas vezes, inspira outros a agirem de forma semelhante.

Outras pessoas estão lendo

Compromisso

Compromisso e dedicação ao trabalho podem ser considerados uma boa ética de trabalho. Os trabalhadores mostram compromisso ao serem pontuais, presentes e atenciosos. Um funcionário pode mostrar empenho, trabalhando horas extras quando necessário ou mostrando lealdade à empresa. Os funcionários mostram falta de compromisso quando estão sempre atrasados, ausentes ou distraídos durante a execução das tarefas de trabalho.

Produtividade

Muitas pessoas consideram a produção eficiente como uma marca de boa ética no trabalho. Produtividade não deve significar uma quantidade enorme de resultados; mas deve significar, também, qualidade e consistência. Funcionários produtivos se esforçam para alcançar objetivos no tempo disponível e oferecer produtos com excelência. Um funcionário improdutivo pode desperdiçar tempo e outros recursos de formas que não exploram todo seu potencial.

Perseverança

A capacidade de persistir e enfrentar desafios é uma boa ética de trabalho conhecida como perseverança. Perseverança pode significar, simplesmente, ter uma atitude positiva a cada dia. Pode significar também, ter a coragem para continuar o trabalho mesmo passando por problemas pessoais ou profissionais. Funcionários que são impacientes ou que desistem facilmente, mostram falta de perseverança.

Organização

Funcionários organizados são capazes de estruturar tanto o ambiente físico de trabalho, quanto seu tempo. Organização é uma habilidade que muitas pessoas consideram fazer parte da boa ética de trabalho. Funcionários mostram que são organizados quando planejam e coordenam as funções de trabalho. Bons funcionários, muitas vezes, utilizam técnicas de organização para ajudá-los a lidar com o estresse, tanto dentro como fora do trabalho. O planejamento adequado ajuda os funcionários a serem mais flexíveis quando mudanças repentinas os desafiam. Funcionários desorganizados não organizam seu tempo, têm ambientes de trabalho desorganizado e, muitas vezes, não conseguem fazer planos de contingência.

Criatividade

Criatividade não significa, necessariamente, ser bom em artes ou na escrita, pode significar encontrar abordagens alternativas para o trabalho a ser feito, combinando o que deve ser feito com hobbies ou atividades agradáveis, ou descobrir maneiras de tornar o trabalho mais interessante. Criatividade é vista como uma boa ética de trabalho, porque os trabalhadores criativos ajudam a empresa a inovar e a criar. Os funcionários mostram falta de criatividade quando não conseguem compartilhar suas ideias ou apresentam ideias que são plágio ou banais.

Comunicação

Comunicação apropriada, positiva e consistente é outra boa ética de trabalho. Tipos aceitáveis de comunicação podem ser tanto não verbal (audição, linguagem corporal, contato visual), quanto verbal (telefonema, e-mail, boa gramática). Uma boa comunicação exige que as informações relevantes sejam reveladas o mais rápido possível aos interessados. Uma má comunicação pode ser mal formatada, prematura, sem respostas ou irrelevante.

Respeito

Respeito é uma ética de trabalho mostrada através da interação positiva com os colegas de trabalho, gerentes e clientes. Pessoas respeitosas são tolerantes com as diferenças das pessoas e compreendem os pontos de vista conflitantes. Os funcionários mostram desrespeito quando são intolerantes com a diversidade, rudes com os outros ou argumentativos.

Liderança

Pessoas que são vistas como modelos de ética no trabalho são, normalmente, vistas como líderes, independentemente de ter uma posição oficial de liderança. Habilidades de liderança incluem a resolução de problemas, gestão de conflitos e mentoração. Os líderes positivos cuidam para mostrar constantemente boa ética de trabalho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível