Saúde

Como Usar uma Bola de Exercícios no Pilates

Escrito por lisa mercer Google
Como Usar uma Bola de Exercícios no Pilates

Lisa Marie Mercer

Quando Joseph Pilates criou o método Pilates, ele pôs ênfase na importância do “centro de força”. Ele usou esse termo se referindo ao modo como os músculos do tronco, dos glúteos e das costas trabalham em harmonia para aumentar a eficiência dos movimentos e equilíbrio dinâmico. Instrutores logo descobriram que a bola de exercícios de Pilates era uma das melhores maneiras de trabalhar os músculos do tronco, também conhecido como o “centro de força”. Por esse motivo, os exercícios de Pilates e a bola de estabilidade formam um par “que caiu do céu”. O fato de que a bola de exercícios imita o movimento dos exercícios de Pilates adiciona uma pequena porção de doçura à esse “casamento” de métodos.

Nível de Dificuldade:
Moderada

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O que você precisa?

  • Bola de estabilidade
  • Roupas de ginástica confortáveis
  • Tapete para exercícios

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Instruções

    Como Usar uma Bola de Exercícios no Pilates

  1. 1

    Faça algumas aulas de Pilates com um instrutor certificado. É melhor já possuir um entendimento dos princípios básicos do Pilates antes de começar com os exercícios que fazem uso da bola.

  2. 2

    Faça algumas classes de bola de estabilidade. A bola é bem diferente de outros tipos de equipamento. No começo você irá precisar de orientações de como utilizá-la adequadamente.

  3. 3

    Experimente a ponte de ombros do Pilates usando a bola de exercícios. Deite-se de costas com as suas pernas esticadas. Coloque os pés em cima da bola. Eles devem estar separados de acordo com a largura da sua cintura. O topo da sua cabeça deve estar alinhado com a base da sua coluna.

  4. 4

    Inale para se preparar. Enquanto você exala, engaje o seu tronco e levante cada vértebra do chão. A maior parte do seu peso deve ser suportada pelos seus ombros.

  5. 5

    Inale e pare por um momento.

  6. 6

    Enquanto você exala, desça o seu tronco de volta para o chão. Tente sentir cada vértebra tocar o chão. Faça oito repetições.

Dicas & Advertências

  • Bolas de estabilidade possuem uma tabela que mostra qual é o tamanho de bola correto para o seu peso. Porém, a maioria dos exercícios de Pilates utiliza uma bola ligeiramente menor.
  • Verifique que não há objetos cortantes no chão.

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