×
Loading ...

Como fazer um bolo em forma de cachoeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os bolos em forma de cachoeira são uma tendência popular para casamentos, festas de aniversário e comemorações em geral. Esse tipo de bolo é feito drapeando uma faixa retangular de glacê azul desde a camada de cima do bolo até embaixo, manipulando a cobertura para que ela se pareça com água corrente. Embora este bolo pareça extremamente complicado, com um pouco de prática, você pode facilmente aprender como fazê-lo.

Instruções

    Como fazer um bolo em forma de cachoeira

  1. Faça três bolos redondos usando as três bandejas de diferentes tamanhos. Deixe os bolos esfriarem. Coloque o bolo de 25 cm na bandeja ou prato de bolo onde você irá servi-lo, pois será difícil de movê-lo depois de montado.

    Loading...
  2. Coloque o glacê em cima e nos lados da camada do bolo de 25 cm, depois, coloque o de 20 cm por cima e também cubra-o com glacê. Por fim, coloque a camada de 15 cm por cima e acrescente o glacê em cima e dos lados.

  3. Coloque o glacê azul em uma tira longa e retangular. O retângulo deve ser longo o suficiente para começar na camada superior e ir descendo para cada camada, acumulando-se na parte inferior. Pegue a parte superior do glacê, levante-o cuidadosamente fora do balcão e coloque-o no centro da parte de cima do bolo. Estenda-o para os lados, deixando criar bolhas e rugas para que se parece com água de verdade. Deixe a piscina de glacê na parte de baixo do bolo e corte qualquer excesso.

  4. Use um pincel para aplicar o pó prateado em faixas abaixo do glacê azul para que fique parecendo com água corrente. Para um bolo temático de cachoeira, decore o resto do bolo com flores, palmeiras ou animais.

Loading...

Dicas

  • Para determinar quão longo o glacê precisa ser, segure uma régua ao lado da camada de baixo do bolo para medir o quão alto ele é, depois, multiplique o número por 3. Em seguida, passe a régua sobre a camada de baixo e meça a largura da borda da camada de baixo até os lados da camada do meio. Multiplique este número por 2. Some os dois números.
  • A cachoeira não precisa ser uma cachoeira literal. Em casamentos ou eventos mais formais, use qualquer cor de glacê que preferir e aplique-o suavemente seguindo para baixo, para dar um efeito de fluxo bonito.

Aviso

  • Use uma bandeja estável ou prato de bolo para que você possa transportar o bolo com segurança, sem deixar o centro flácido ou o bolo deslizar para fora da bandeja.

O que você precisa

  • 3 caixas de mistura de bolo
  • 3 bandejas de bolo redondas de 15 x 20 x 25 cm
  • Bandeja grande ou prato para bolo
  • 3 recipientes com glacê branco
  • Espátula de borracha ou uma faca
  • Glacê azul
  • Pincel pequeno
  • Pó prata para glacê

Referências

Loading ...
Loading ...