Mais
×

Brincadeiras com pistas de obstáculos para crianças

Atualizado em 20 julho, 2017

Não importa qual seja a época do ano, as crianças sempre querem ficar entretidas. Infelizmente, elas estão se tornando cada vez mais sedentárias devido ao aumento da popularidade da tecnologia e das preocupações de seus pais a respeito de sua segurança. Pistas de obstáculos caseiras podem ser maneiras simples de fazer as crianças se movimentarem.

A supervisão de um adulto é importante enquanto as crianças estão brincando (children image by Renata Osinska from Fotolia.com)

Pistas de obstáculos externas

Você pode usar mais criatividade para criar uma pista de obstáculos ao ar livre já que o exterior das casas costuma ser mais espaçoso que o interior. O site PBS Kids sugere atividades como correr com um balão entre os joelhos, correr de costas e rolar ovos com o nariz por uma distância determinada em sua pista. Você pode colocar cones para correr ao redor ou pular sobre varetas ou pedras. Pistas exteriores são geralmente mais divertidas com grandes grupos de crianças, portanto convide os amigos de seu filho.

Se não quiser fazer a pista de obstáculos em seu quintal, faça-a em um parque (park bench in the hyde park image by Martin N from Fotolia.com)

Pistas de obstáculos internas

As pistas internas são fáceis de montar, pois você deve usar materiais já disponíveis. As crianças podem engatinhar por cima ou por baixo das cadeiras, deslizar por almofadas ou passar entre uma mesa ou cadeira. Exercícios de saltos como cambalhotas ou mesmo polichinelos também podem ser adicionados à pista de obstáculos, mas deve haver espaço amplo para evitar danos à criança e à própria casa.

As escadas também podem ser utilizadas em uma pista de obstáculos com a supervisão de um adulto (stairs image by Troy Hostetler from Fotolia.com)

Pista de obstáculos de água

Pistas de obstáculos que envolvem água são maneiras fáceis de refrescar as crianças durante os meses mais quentes. Um escorregador de lona pode ser utilizado neste tipo de pista, além de jogo de balões de água, corridas em volta de regadores e carregamento de baldes de água por uma viga com pouco equilíbrio. Pistas de obstáculos de água não precisam ser limitadas à terra. Arranje uma série de bambolês para as crianças nadarem através na piscina ou fazerem polichinelos subaquáticos para conseguir uma pista única.

As pistas aquáticas podem ser feitas em piscinas internas durante meses frios (swimming image by kmhgrl from Fotolia.com)

Pistas de obstáculos online

Algumas crianças não podem ou não querem participar de pista de obstáculos físicos. Nesse caso, pistas de obstáculos online estão disponíveis (veja a seção de Referências). Apesar dessas brincadeiras não ajudarem na questão do sedentarismo, elas trazem muita diversão. Muitos jogos disponíveis na internet podem ser jogados de graça e vários daqueles que são pagos possuem testes gratuitos disponíveis.

Tenha cuidado ao baixar jogos, pois alguns podem conter vírus (hypertext transfer protocol image by Pei Ling Hoo from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article