Canais de comunicação formal e informal na área da justiça criminal

Escrito por claudia sinclair | Traduzido por bianca amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Canais de comunicação formal e informal na área da justiça criminal
Escutar informações organizacionais é um canal de comunicação informal (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Uma vez definidos, os canais de comunicação formal e não formal podem ser facilmente decifrados dentro de uma organização. O sistema de justiça criminal inclui tribunais, a polícia e instituições correcionais. Os canais formais referem-se aos procedimentos estritos estabelecidos pela política da organização. Já as vias informais são a troca de informações não documentadas. Ambos partilham da eficiência e ineficácia da troca de informações.

Outras pessoas estão lendo

Comunicação formal

Canais formais de comunicação estão dentro da hierarquia do campo da justiça criminal. A cadeia de comando direciona os canais de comunicação vertical e horizontal entre os níveis de comando. A hierarquia da organização também estabelece os procedimentos comunicacionais entre eles. Os diretores ditam os meios e a quem cada subordinado deve se reportar. A hierarquia é responsável pela configuração da estrutura e atmosfera nas políticas escritas e procedimentos.

Canais de comunicação descendente

Canais formais são organizados como regras rígidas de comunicação dentro da organização. Os efeitos dos canais formais podem ser tanto eficientes quanto ineficazes. Canais descendentes são aqueles em que a informação é transmitida pelos diretores para um nível inferior e passadas adiante até o último subordinado possível. Isso é eficiente quando cada nível repassa as informações literalmente. A informação também pode ser modificada e atrasada entre um nível e outro, tornando-se ineficaz. Em instituições correcionais, o canal descendente pode ser as medidas aplicadas pelo administrador visando a disciplinação dos detentos. O administrador a medida de correção para o assistente que, por sua vez, a retransmite para os cargos inferiores: majores, tenentes, sargentos e, finalmente, aos agentes da instituição.

Comunicação formal ascendente

Canais de comunicação ascendente provêm aos diretores o retorno necessário dos subordinados. O sistema pode incluir relatórios e formulários. A ineficácia é possível quando o subordinado não revela todas as informações pertinentes. Alguns subordinados podem omitir a informação que resulte em punição e/ou demissão. Funcionários de cortes de família utilizam o canal de comunicação ascendente com frequência para reportarem aos superiores sobre o andamento de casos individuais.

Comunicação formal horizontal

Canais horizontais são comunicações dentro do mesmo nível de comando. São eficientes para a resolução de problemas do departamento, solução de conflitos e projetos de grupo. A ineficiência ocorre quando um nível se torna muito confortável consigo mesmo, falhando em buscar ou receber informações de outros níveis. A comunicação horizontal é específica para um nível de comando, por exemplo, quando policiais de patrulha falam entre si e detetives trocam informações. Se os dois níveis se comunicarem, trata-se de uma comunicação ascendente ou descendente.

Canais informais de comunicação

O canal mais comum de comunicação informal é a "videira". Funcionários em qualquer nível tendem a partilhar informações recebidas ou ouvidas de outros funcionários. A ineficiência nesse canal é que nem sempre as informações são retransmitidas como recebidas. A informação é modificada e se torna inválida. O canal informal também pode ser eficiente: uma atmosfera de familiaridade pode aparecer dentro da estrutura da organização. Colegas que tendem a partilhar informações criam laços dentro da subcultura organizacional. Um exemplo é quando os oficiais de polícia se encontram em um bar local após o trabalho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível