Características do lado direito do cérebro

Escrito por catherine m. korenchan | Traduzido por luísa epifânio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características do lado direito do cérebro
Na maioria das pessoas o lado esquerdo do cérebro é dominante (Comstock/Comstock/Getty Images)

O romance clássico de Robert Louis Stevenson, "O médico e o monstro", publicado em 1866, é um famoso retrato ficcional do que pode acontecer quando o lado direito do cérebro assume o controle do seu lado esquerdo. Na maioria das pessoas o lado esquerdo do cérebro é dominante. No entanto, se você ou alguém que você conhece tem o lado direito dominante, você processa informações de forma diferente das outras pessoas. Compreender as características lado direito do cérebro pode ajudar a compreender as informações de forma mais rápida e fácil.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

A hemisfericidade ou dominância hemisférica é uma crença amplamente conhecida que diz que a dominância do hemisfério direito ou esquerdo do cérebro determina sua personalidade e o seu modo de pensar. O lado esquerdo seria racional, lógico, verbal, intelectual e analítico, enquanto que o hemisfério direito seria intuitivo, holístico, integrador, não-verbal e criativo, afirma o site Organisation for Economic Co-operation and Development. A dominância direita e esquerda do cérebro é determinada geneticamente e pode ser perceptível ainda nas fases iniciais de gestação, aponta Sarah Nosal, estudante da faculdade de Bryn Mawr College.

Características

O lado direito do cérebro é responsável pela percepção, raciocínio espacial, imaginação, percepção artística e musical, aponta Nosal. Se você tem o lado direito dominante, pode tender a ser mais extrovertido do que uma pessoa de dominância esquerda. Dan Eden, autor do livro "Cérebro esquerdo, cérebro direito", mostra que outras características do lado direito do cérebro incluem domínio da imaginação, impetuosidade e imprudência, compreensão do todo, criatividade e intuitividade.

Formas de aprendizagem

As pessoas com lado direito dominante têm dificuldade em compreender subjetividades lógicas como matemática e precisam de diferentes métodos de aprendizagem. Elas preferem aprender através da experiência direta e entender a informação por partes, aponta Dr. Oliver Sacks. Gráficos visuais, treinamento prático e ouvir um ruído de fundo enquanto estuda, como a música ou televisão, ajuda as pessoas de dominância direita a compreender melhor o material. Assuntos que exigem raciocínio subjetivo, como filosofia e religião, são mais fáceis de compreender. Os cursos de escrita criativa, muitas vezes utilizam técnicas no lado direito do cérebro para combater o bloqueio de escritor, diz Eden.

História

No século 19, a hemisfericidade se tornou um grande estudo da neurofisiologia, afirma a OCDE. Em 1861-1863, Pierre Paul Broca, neurologista francês, desenvolveu o conceito da localização de funções diferentes nos dois hemisférios do cérebro, explica a OCDE. Este trabalho foi ampliado alguns anos depois por Carl Wemicke, neurologista alemão que se especializou na compreensão da linguagem. Nos anos sessenta e setenta, o assunto foi novamente pesquisado pelo prêmio Nobel da Paz Roger Sperry, que usou um tratamento raro para epilepsia ao dividir o corpo caloso, que consiste em cortar a corda de ligação entre os hemisférios do cérebro em pacientes vivos.

Considerações

Músicos, atores e atrizes normalmente têm o lado direito do cérebro dominante. Os nossos hemisférios cerebrais dominantes são muitas vezes influenciados por nosso meio ambiente, como demonstrado estatisticamente em crianças em idade escolar. De acordo com o Eden, a maioria das crianças são bastante criativas quando entram na escola, mas apenas 10 % permanecerão altamente criativos aos sete anos de idade. Na idade adulta, apenas 2 % permanecerão altamente criativos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível