Causas de nódulo duro na cauda do gato

Escrito por kimberly kilmer | Traduzido por claudio silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas de nódulo duro na cauda do gato
O veterinário pode fazer o diagnóstico de um nódulo na cauda (cats image by Maksym Dyachenko from Fotolia.com)

Um nódulo duro na cauda de um gato pode ser causado por uma fratura em um de seus diversos ossos, um abcesso, tumor ou cisto. Seja qual for o problema será necessário um diagnóstico preciso dado pelo veterinário. Assim que tiver o diagnóstico, poderá iniciar o tratamento.

Outras pessoas estão lendo

Fratura

A cauda do gato passa por muitas situações e precisa de atenção. Quando está feliz, ele mantém a cauda na vertical, ela acaba sendo acariciada, puxada por bebês ou crianças pequenas, atacada ou mordida por outros animais que brincam com ele. Ela também é a última parte do corpo que sai do cômodo e pode ser presa acidentalmente em portas e janelas fechadas.

O nódulo na cauda do gato indica um osso recém-quebrado, ou uma fratura antiga que sarou sozinha. Se o quebrou próximo da base ou da coluna, poderá ter dificuldade para para erguê-lo e talvez o arraste. Usar a caixa de areia também pode ser doloroso para ele. Gatos, cuja a cauda foi recém-fraturada, podem não somente apresentar dor no local, mas também ficar constipados e ter infecções no trato urinário devido a dor quando tentam fazer suas necessidades fisiológicas. A cauda recém-fraturada dói ao ser tocada. O nódulo de uma fratura já cicatrizada, normalmente, não causa dor.

Causas de nódulo duro na cauda do gato
A cauda fraturada pode ter um nódulo (cat in the garden image by Stefano Tiraboschi from Fotolia.com)

Abscessos e feridas

Gatos que passam algum tempo fora de casa ou moram em casas com vários gatos ou outros animais, frequentemente, levam mordidas na cauda. Elas podem ocorrer devido a uma brincadeira mais agressiva, disputas territoriais, ou brigas sem causas conhecidas. Mordidas no local da ferida, podem fechá-la, prendendo material em seu interior o que causa infecção e inchaço, formando uma massa dura ou macia. Esses abscessos podem surgir em qualquer parte do animal e necessitam de cuidados veterinários para serem solucionados. O veterinário abrirá e drenará o abscesso para tratá-lo. Lesões também podem causar inchaço pelo acúmulo de sangue sob a pele, ou hematomas, onde elas ocorrerem. Já que a cauda possui pouca gordura, principalmente próximo à ponta, essas contusões podem ter aparência elevada e dura. Nódulos causados por lesões, normalmente, doem quando são tocados.

Causas de nódulo duro na cauda do gato
Uma lesão pode causar um abscesso ou hematoma (barn yard cat image by Stephen Orsillo from Fotolia.com)

Tumor

Um nódulo duro também pode ser um tumor cuja textura poderá definir sua causa, assim como acontece com os cistos. Os tumores podem ser benignos ou malignos e podem aparecer em qualquer parte do corpo do felino. Já que a cauda quase não tem gordura, um nódulo que for diagnosticado como tumor pode estar se crescendo nos ossos. Se o veterinário suspeitar que o nódulo seja um tumor, ele pode pedir exames para saber a causa exata. Alguns tumores são curados com tratamento básico, enquanto outros precisam ser removidos cirurgicamente.

Causas de nódulo duro na cauda do gato
Tumores precisam ser removidos cirurgicamente pelo veterinário (Cat in studio image by Ulf from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível