Que parte do cérebro afeta o aprendizado?

Escrito por savannah groeneveld | Traduzido por debora joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que parte do cérebro afeta o aprendizado?
Foto de um cérebro humano (Creatas/Creatas/Getty Images)

Muitas áreas do cérebro estão envolvidas em processos de aprendizagem, algumas envolvidas em partes relacionadas do aprendizado e outras controlando partes específicas desse processo. Cada área do cérebro se desenvolve ao longo de um período de tempo, que varia entre dois e três anos até oito anos. Pesquisas estão constantemente sendo feitas para se saber mais sobre como o cérebro aprende.

Outras pessoas estão lendo

Linguagem

Boa parte do aprendizado de línguas está no lobo frontal esquerdo, no entanto, uma outra estrutura chamada giro de Heschl esquerdo é considerado parte do aprendizado de línguas estrangeiras em adultos.

Matemática

Diferentes estruturas do cérebro são usadas em habilidades matemáticas, algumas na matemática exata e outras na estimativa. Cálculos matemáticos exatos estão ligados a centros de línguas no lobo frontal esquerdo, enquanto que a estimativa está relacionada ao lobo parietal, onde as tarefas espaciais e as analogias são processadas.

Períodos críticos

Diferentes áreas do cérebro usadas no aprendizado desenvolvem-se plenamente em períodos de tempo distintos. O cérebro passa por um período de formação de sinapses e, em seguida, por um período de poda de conexões não utilizadas para completar seu desenvolvimento. Isso ocorre principalmente nos primeiros 12 anos. O lobo frontal tem um dos mais longos períodos de desenvolvimento, levando até dez anos para completar seu desenvolvimento.

O lobo frontal

O lobo frontal (localizado atrás da testa) controla não só a personalidade, mas também a resolução de problemas, a memória, a linguagem, o julgamento e o controle de impulsos. O lado esquerdo desse lobo é mais usado na linguagem, enquanto que o direito é mais usado nos processos que não necessitam da linguagem. Danos a essa área do cérebro podem afetar o pensamento crítico e as habilidades na resolução de problemas.

O lobo temporal

O lobo temporal tem muitas funções na aprendizagem, tais como organização de informação, memória e fala. Ele tem controles na recuperação da memória, na memória visual e em memórias factuais.

Amígdala

Esta área do cérebro está localizada na parte inferior do lobo temporal e é o principal responsável pela organização e armazenamento de memórias relativas à emoção. Estas memórias são posteriormente recuperadas e utilizadas para reação em circunstâncias semelhantes. Essa área também desempenha um papel seletivo e organizacional no armazenamento de todas as memórias, o que é importante para o aprendizado.

Hipocampo

O hipocampo está envolvido na formação de novas memórias. Ele faz isso por meio da criação de conceitos e da organização de experiências dentro desses conceitos. Isso ajuda a identificar contextos de ações e eventos e a organizá-los em um sistema de armazenamento que faz sentido para o cérebro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível