O chá pode causar uma infecção da bexiga?

Escrito por tracii hanes | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O chá pode causar uma infecção da bexiga?
Alguns tipos de chá podem causar irritação da bexiga (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)

Alguns tipos de chá podem causar irritação da bexiga que pode desempenhar um papel no aumento da susceptibilidade à infecção do trato urinário. A própria infecção é causada por bactérias -- geralmente E. coli -- que se fixam na bexiga e, então, multiplicam-se. Por essa razão, o chá em si não pode causar diretamente a infecção, mas suas propriedades irritantes para a bexiga podem contribuir para a inflamação que torna a infecção mais provável.

Outras pessoas estão lendo

Cafeína e a bexiga

Há muitos tipos diferentes de chá disponíveis nas prateleiras dos supermercados, incluindo chás de ervas e misturas comercializadas para tratar queixas específicas, tais como TPM e ansiedade. A maioria das variedades com cafeína tem o potencial de causar irritação no trato urinário. Estas incluem chá preto, verde, branco e oolong. Eles contêm antioxidantes e outros compostos saudáveis ​​e não precisam ser totalmente evitados, mas devem ser limitados para diminuir os efeitos nocivos provocados pela ingestão excessiva de cafeína.

Inflamação da bexiga

A cafeína é um irritante para a bexiga conhecido. Ela provoca inflamação no trato urinário, a qual pode tornar mais fácil para as bactérias se prendam às paredes da bexiga em virtude da resposta imune inadequada. Em outras palavras, embora o sistema imune devesse atacar as bactérias, ele ataca a própria bexiga na forma de inflamação, permitindo que as bactérias fiquem ilesas e se multipliquem na bexiga.

Chá como um diurético

A cafeína no chá é considerada um diurético, ou seja, aumenta a saída de urina. A desvantagem é que as bactérias presentes em pequenas quantidades podem multiplicar-se mais facilmente quando a urina é altamente concentrada e não há água suficiente disponível para diluir a urina.

O chá, café e outras bebidas com cafeína aumentam a frequência de micção também, o que pode irritar ainda mais o trato urinário já inflamado em virtude de repetidas limpezas e passagem de pequenas quantidades de urina altamente concentrada.

Desidratação

Em virtude de suas propriedades diuréticas, o chá com cafeína é capaz de causar a desidratação. É muito menos provável que infecções urinárias ocorram quando uma pessoa está bem hidratada, uma vez que a água pura elimina as bactérias da bexiga e da uretra. Para evitar a desidratação induzida pela cafeína, substitua bebidas cafeinadas por água ou chá de ervas e beba 470 ml de água por dia.

Outros fatores contribuintes

O chá e outras substâncias com cafeína são mais propensos a causar infecção da bexiga se outros fatores contribuintes estão presentes. Dieta, higiene e função imune desempenham todos um papel na ocorrência de infecções da bexiga.

Para evitar a irritação do trato urinário, não use sabonetes duros e desodorantes na área genital e sempre lave e urine imediatamente após o sexo. Beba 470 ml de água por dia e evite o excesso de açúcar e cafeína. Consumir suco de oxicoco a 100% pode ajudar a prevenir a infecção da bexiga para algumas mulheres. De acordo com o site RenalandUrologyNews.com, o suco de oxicoco é tão eficaz quanto o antibiótico trimethoprim na prevenção de infecções do trato urinário recorrentes em mulheres mais velhas.

Se a pessoa sofre de infecções urinárias repetidas, seu sistema imune pode não estar funcionando totalmente. Consumir uma dieta balanceada e suplementação com um multivitamínico diariamente pode ajudar na função imune ideal, assim como algumas ervas, tais como astrágalo e ginseng siberiano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível