Conhecimento

Como começar a dar aulas em casa para uma criança de 3 anos

Escrito por toni hoy | Traduzido por aline abreu
Como começar a dar aulas em casa para uma criança de 3 anos

As crianças podem usar tesouras sem ponta para recortar e desenvolver boas habilidades motoras

scissors image by Stepanov from Fotolia.com

Começar a dar aulas para crianças em nível pré-escolar dá a você a oportunidade de incutir nelas o amor pelo aprendizado, que permanece durante toda a vida. As crianças de 3 anos de idade aprendem conceitos básicos por meio de brincadeiras, então, com aulas em casa, elas devem brincar e aprender desde que mantenham o interesse. Tudo isso requer um pouco de disciplina, o que inclui pesquisa sobre os estágios de desenvolvimento da idade e a determinação de horários regulares para as aulas. Mas o bônus é que você acaba passando muito tempo curtindo seu filho.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tesouras
  • Lápis de cor
  • Lápis
  • Papel
  • Cartolina
  • Cola ou cola em bastão laváveis

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Siga um formato estruturado ou não escolar. Decida os dias e horários das aulas. Desligue o telefone e peça aos amigos e à família para não entrarem em contato durante esse período. Aqueles que não são professores tiram vantagem dos momentos de ensino, capitalizando no interesse da criança por uma área em particular. Faça uma lista especificando habilidades com as quais trabalhar para avaliar o progresso durante o processo.

  2. 2

    Planeje atividades que desenvolvam habilidades motoras suaves e profundas. As primeiras aperfeiçoam os pequenos movimentos. Pratique desenho com lápis pretos ou coloridos, pintura e recortes com tesouras. Modele massinhas e faça projetos com cola junto com a criança. Monte quebra-cabeças e manipule zíperes, botões e plásticos bolhas. As habilidades motores mais profundas são desenvolvidas por meio de atividades que movimentam um grande grupo de músculos, como alternar os pés em uma escada, galopar, saltar e pular em um pé só. Corra e brinque com bola.

  3. 3

    Faça um jogo de encontrar formas com objetos do dia a dia que estão dentro ou fora de casa para aperfeiçoar a matemática. Pratique a contagem com três ou mais objetos, bem como contar até cinco em voz alta. Faça um desenho simples e pratique o esboço e o reconhecimento de figuras. O site TeachersandFamilies oferece atividades para impressão.

  4. 4

    Apresente seu filho às artes, incluindo música, artes plásticas, ciências e estudos sociais. Cante, dance e toque instrumentos simples. Pratique a criação de ritmos com elementos de percussão como triângulos, sinos, chocalhos e tambores. Pinte e desenhe projetos de artes. Utilize conceitos científicos como despejar, peneirar e classificar ao cozinhar ou brincar na areia.

  5. 5

    Desperte o interesse na leitura. Forneça tarefas como acompanhar uma história, escutar e ler da esquerda para a direita. Brinque com objetos para identificar semelhanças e diferenças. Ajude a criança a reconhecer seu próprio nome, bem como palavras escritas. Contribua para que ela aprenda as seis cores básicas -- vermelho, azul, amarelo, laranja, verde e roxo -- por meio dos livros e do ambiente que a rodeia.

  6. 6

    Encoraje a melhoria da interação social e estabilidade emocional. Integre-se ou crie um grupo de brincadeiras para incentivar os jogos e o compartilhamento cooperativo. Oriente seu filho a dar a vez e a demonstrar autocontrole sobre os sentimentos. Instrua-o a seguir instruções simples e a ter responsabilidade sobre seu espaço e pertences. Elogie-o por fazer as coisas corretamente e por seu esforço, de modo a aumentar a autoestima positiva.

Dicas & Advertências

  • Não se preocupe se seu filho não captar as informações tão rapidamente quanto outras crianças.
  • As referências de desenvolvimento são apenas guias básicos. Não tenha medo de arriscar. Fica mais fácil com o tempo.
  • Seja consistente. Faça do aprendizado parte de sua rotina diária, como escovar os dentes e arrumar a cama. Crie o bom hábito de incluir a escola cada dia mais cedo. Não se distraia com visitantes e telefonemas durante os períodos de aulas.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media