Como comer bem para acelerar o processo de recuperação de ossos fraturados

Escrito por kimberly tobin | Traduzido por elisa lacerda de freitas
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Como comer bem para acelerar o processo de recuperação de ossos fraturados
Prato de macarrão e manjericão (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Ter uma dieta saudável pode ser um dos meios mais controláveis ​​para ajudar com a recuperação de ossos quebrados. Consumir calorias suficientes e alimentos apropriados auxilia a cura de várias maneiras. Isso inclui o aumento da quantidade de sangue para os ossos, promovendo a produção de colágeno (uma proteína que conecta e sustenta os tecidos do corpo) e acelerando a cicatrização de feridas.

Nível de dificuldade:
Fácil

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Instruções

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    Consuma calorias suficientes, pois elas fornecem a energia que o corpo precisa para curar-se. As necessidades calóricas variam, dependendo da gravidade e do tipo de fratura, bem como de sua saúde atual e massa corporal. Consulte seu médico para saber qual a quantidade de calorias mais indicada para seu caso.

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    Casal cozinhando macarrão (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
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    Obtenha quantidades adequadas de proteínas. Quando um osso é fraturado, o corpo reúne blocos de construção das proteínas - ou seja, os aminoácidos - para sintetizar uma nova matriz estrutural de proteínas do osso para iniciar a cura. Os aminoácidos desse processo se originam de proteínas dietéticas, tais como carnes magras, aves, ovos, legumes, grãos, nozes, sementes e verduras.

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    Casal em um restaurante (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
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    Inclua alimentos ricos em cálcio, que ajudam a formar substâncias rígidas e cristalinas responsáveis por criar a estrutura para manter os ossos fortes. Boas fontes alimentares de cálcio incluem leite, iogurte, queijo e vegetais crucíferos - como couve-chinesa, couve e brócolis. Vários alimentos enriquecidos com cálcio estão disponíveis agora, como alguns grãos e cereais, sucos de frutas e bebidas e tofu.

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    Homem tomando iogurte (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
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    Aumente o seu suprimento de vitamina C, que é importante na cicatrização de feridas e ajuda a produzir colágeno - uma proteína que é fundamental para a formação de ossos saudáveis. Coma alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, melão, mamão, pimentão vermelho, morango, brócolis e couve-de-bruxelas.

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    Casal tomando café da manhã ao ar livre (Rayes/Digital Vision/Getty Images)
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    Obtenha mais vitamina D, pois ela é necessária para o crescimento e a remodelação do osso, que é o processo que controla a substituição do osso durante o crescimento e após uma lesão. Essa vitamina também auxilia a função do sistema imunológico e reduz inflamações. As fontes alimentares enriquecidas com vitamina D incluem leite, vários cereais e algumas marcas de iogurte e suco de laranja.

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    Família comendo cereal no café da manhã (Noel Hendrickson/Lifesize/Getty Images)
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    Aumente a ingestão de alimentos ricos em vitamina K. Além de regular a coagulação do sangue, a vitamina K é uma parte essencial dos processos bioquímicos que fornecem cálcio ao osso. Ela também é necessária para a formação de osteocalcina, uma proteína óssea, e ajuda a conservar o suprimento de cálcio no corpo, reduzindo a perda de cálcio na urina. Descobriu-se que a vitamina K tem um efeito benéfico sobre todos os tecidos de colágeno, especialmente o tecido ósseo. Para obter esse nutriente, coma saladas, verduras e óleos vegetais (canola, oliva e soja).

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    Salada asiática (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
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    Tome um suplemento multivitamínico/mineral para compensar as carências de nutrientes na dieta. Minerais como o zinco e a sílica auxiliam na reparação dos tecidos. A sílica também ajuda o corpo a absorver o cálcio. O boro colabora com a restauração dos ossos, reduzindo a excreção urinária de cálcio e de magnésio.

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    Diversas vitaminas e minerais (Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Consulte seu médico antes de quaisquer alterações ou adições que você fizer em sua dieta. As quantidades e os tipos de nutrientes mais benéficos podem variar de acordo com o histórico de saúde dos indivíduos.
  • Para acelerar a recuperação, evite os "ladrões" de ossos - substâncias que podem interferir ou retardar o processo. Alguns exemplos são o açúcar, o sal, o álcool, a cafeína e o consumo excessivo de carnes vermelhas.
  • Use nutrientes anti-inflamatórios para ajudar a reduzir a dor durante o processo de recuperação, como a quercetina e outros flavonóides (compostos à base de plantas), ácidos graxos ômega-3 e as enzimas bromelina e tripsina.
  • Se você tomar os anticoagulantes Vafarina e Coumadin (substâncias que retardam a coagulação do sangue), é fundamental verificar com seu médico antes de fazer qualquer alteração na dieta. Isso inclui a adição de alimentos e suplementos. A vitamina K, por exemplo, inverte os efeitos anticoagulantes da Varfarina e pode interferir com a eficácia e a segurança do uso do medicamento.
  • Não exceda mais de 2.000 mg por dia ao ingerir cálcio. A níveis mais elevados, ele pode causar prisão de ventre e cálculos nos rins, bem como a inibição da absorção de zinco e ferro.

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