Como comparar a conclusão dos estágios de evolução psicossociais de Erikson e cognitivos de Piaget

Escrito por cheryl card | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como comparar a conclusão dos estágios de evolução psicossociais de Erikson e cognitivos de Piaget
Crianças se tornam adultos através de uma série de estágios previsíveis (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Erik Erikson (1902 a 1994) e Jean Piaget (1896 a 1980) foram contemporâneos e dois dos mais renomados psicólogos do século XX. Erikson nasceu na Alemanha, de pais dinamarqueses, e se tornou um psicólogo cognitivo e filósofo. Piaget nasceu na Suíça e era uma criança precoce que desenvolveu cedo um interesse por biologia e natureza. É fácil ver porque Erikson estava preocupado com o desenvolvimento da identidade pessoal e Piaget em ciência e inteligência.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Os escritos destes teóricos
  • Conhecimento de suas conclusões sobre desenvolvimento
  • Questões para usar na comparação

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Revise os oito estágios de desenvolvimento de Erikson. O estágio 1 é sobre Expectativa, quando uma criança aprende sobre confiança e desconfiança. O estágio 2 é sobre Vontade ou auto-confiança, quando um bebê aprende sobre autonomia versus vergonha e dúvida. O estágio 3 inclui as idades de 4 a 6, e é sobre Propósito, ou Iniciativa versus culpa. O estágio 4 inclui 7 aos 13 anos, e é sobre Competência ou auto-confiança. O estágio 5 inclui as idades 14 a 24, e é sobre formar uma Identidade a partir de confusão, se afastando da família de origem e estabelecendo sua própria identidade. O estágio 6 inclui jovens adultos, idades 25 a 40, e é sobre relacionamentos, ser capaz de Intimidade ou isolado. o estágio 7 inclui adultos de meia idade, de idades 45 a 65, e as pessoas escolhem Geração ou estagnação. Eles podem ser trabalhadores produtivos, que criam filhos e encontram novos interesses. O estágio 8 inclui idosos de 65 anos ou mais, que ou encontram integridade de ego ou se deparam com o desespero.

  2. 2

    Piaget identificou quatro estágios. O estágio 1 é o estágio senso-motor, do nascimento aos 2 anos, quando a criança experimenta o mundo através dos cinco sentidos. O estágio 2 é o estágio pré-operatório, idades 2 a 7, quando as crianças desenvolvem habilidades motoras e se engajam no pensamento mágico. O estágio 3, idades 7 a 11, é o estágio operatório quando as crianças não são mais egocêntricas, e podem pensar logicamente, mas o pensamento é muito concreto. O estágio 4 é o estágio operatório formal, idades 11 a 16, quando as crianças se tornam capazes de pensar abstratamente e adicionar abstração à lógica.

  3. 3

    Encontre o que as teorias têm em comum. O trabalho de Erikson enfatizava o estágio da adolescência. O estabelecimento da personalidade era um processo importante na vida. Há algumas evidências de que pessoas que formam identidades fortes neste estágio são mais bem equipados para fases posteriores da vida. Os quatro estágios de Piaget culminaram na adolescência com a habilidade de adicionar pensamento abstrato a lógica. Note que não havia limite para o que uma pessoa poderia entender e trabalhar. O estágio adolescente era muito importante para ambos os psicólogos, mas de formas diferentes.

  4. 4

    Compare o que desenvolvimento significava para esses psicólogos. O que eles valorizavam? No fim da vida, o último estágio de desenvolvimento para Erikson, uma pessoa poderia encontrar integridade ou desespero. Ele poderia ver sua vida como amarrada a um pacote de sucesso ou carregar um sentimento de falta de sucesso pessoal. Piaget valorizava meios avançados de pensar e avaliar complexidades. As conquistas de uma pessoa poderiam ser medidas cientificamente, em vez de serem como ela se sente em relação a sua vida. Medida e pesquisa eram muito importantes para Piaget.

  5. 5

    Determine o contribuidor fundamental e mais importante para o desenvolvimento, de acordo com as teorias. Para Erikson, o primeiro estágio era a confiança, que era desenvolvida enquanto bebê. Se o provedor de cuidado não correspondesse às necessidades do bebê regularmente e com amor, a criança carregaria problemas de confiança para a idade adulta. Para Piaget, conhecimento era mais importante. Este era transmitido socialmente, ou por pessoas com mais poder em relações sociais assimétricas ou por companheiros em relações cooperativas.

  6. 6

    Note que ambas as teorias enfatizam a importância da influência social e a habilidade das pessoas de se desenvolverem adequadamente nutridas pela sociedade. Erikson acreditava que o desenvolvimento da criança era influenciado por expectativas sociais, proibições e preconceitos. Desenvolvimento sadio em fases mais tardias da vida poderiam superar as carências dos primeiros estágios. Piaget preferia a influência social de relações cooperativas porque a inteligência poderia se expandir livremente sem a constrição de autoridades mais altas. Com suporte, não haveria limites para o que uma pessoa pudesse alcançar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível