Como a comunicação horizontal pode ajudá-lo a liderar sua equipe?

Escrito por joey papa | Traduzido por ana simoes
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Como a comunicação horizontal pode ajudá-lo a liderar sua equipe?
A comunicação horizontal cria pontes entre os departamentos (team image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Há dois tipos de comunicação organizacional em gerenciamento: vertical e horizontal. A comunicação vertical acontece entre superiores e subordinados, como entre um gerente e um empregado. A comunicação horizontal acontece quando pessoas do mesmo nível hierárquico interagem entre departamentos ou unidades funcionais. Esse tipo de comunicação proporciona visão e direção unificadas, feedback preciso e a habilidade de implementar mudanças efetivamente. A comunicação horizontal ajuda o líder a adquirir controle e manter um padrão de objetivos comum.

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Crie uma visão unificada

Reúna a liderança dos diferentes departamentos dentro da empresa para criar uma visão. Se a organização não possui uma missão, discuta a razão pela qual ela existe e crie uma missão na empresa. Baseando-se nela, detalhe como você irá garantir que a visão seja entendida e posta em prática por toda a empresa. Uma vez que ela tenha sido criada, responsabilizem-se uns aos outros para assegurar que a visão esteja sendo praticada e mantida. Faça checagens e balanços entre os departamentos para prevenir que pessoas negligenciem ou se excedam em relação a ela.

Gere um feedback preciso

Gere um feedback preciso entre os departamentos ou unidades. Muita frustração é encontrada entre as áreas de uma empresa por causa da falta de comunicação. Cada departamento funciona como sua própria subunidade dentro da equipe e, muitas vezes, acaba perdendo de vista o todo. A comunicação horizontal cria pontes entre os departamentos e proporciona um feedback mais exato. Organize grupos com foco interdepartamental para colher feedback de áreas específicas do time. Distribua uma pesquisa por toda a equipe ou empresa que verifique a mesma informação. Use o feedback para implantar mudanças efetivas.

Implemente mudanças

Implemente mudanças efetivas na equipe usando a comunicação horizontal. Quando políticas e procedimentos mudam, todos os departamentos precisam estar na mesma página e com o mesmo resultado em mente. Crie um sistema de comunicação entre departamentos ou unidades, como uma lista de email ou um sistema de memorandos, para que a comunicação seja entregue sem falhas. Forneça aos líderes um relatório passo-a-passo explicando o que dizer, quando dizê-lo e como comunicar mudanças.

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