Por que a comunicação verbal e escrita são importantes?

Escrito por kalina jones | Traduzido por mayara leal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que a comunicação verbal e escrita são importantes?
Uma boa comunicação escrita pode evitar confusões (writing image by Alison Bowden from Fotolia.com)

Seja no trabalho, em casa ou em um evento social, a boa comunicação escrita e verbal é vital no fornecimento de informações de forma rápida e clara. Ela ajuda a evitar mal-entendidos, confusões e perda de tempo. Com o aumento do uso da tecnologia na interação humana, as habilidades escritas e, particularmente, as verbais podem ser prejudicadas. Ainda assim, tais habilidades são importantes em nossas vidas cotidianas.

Outras pessoas estão lendo

Tempo é dinheiro

A comunicação eficaz é especialmente relevante no local de trabalho, onde "tempo é dinheiro". Quanto mais tempo for perdido por causa de informações insuficientes ou imprecisas sendo transferidas entre os colegas, mais dinheiro a empresa perderá. Por exemplo, a falta de detalhes em um briefing poderia obrigar um designer a refazer todo um projeto, duplicando a quantidade de tempo necessária para completar a tarefa.

Por que a comunicação verbal e escrita são importantes?
A má comunicação pode levar à perda de tempo e de lucro no trabalho (clock image by Kkatka from Fotolia.com)

Clareza

Ao transmitir informações, espera-se que a pessoa a quem você está se dirigindo entenda exatamente a sua mensagem transmitida. No entanto, na maioria das vezes, alguma confusão ou má interpretação pode levar a uma leitura imprecisa. Por exemplo, se um cirurgião deu instruções não muito claras durante uma operação séria, as consequências podem ser fatais.

Por que a comunicação verbal e escrita são importantes?
Dar instruções verbais claras é fundamental para os negócios (der junge businessman image by Alexander Raths from Fotolia.com)

Interpretação

Sem a ajuda da linguagem corporal e entonação vocal como guias, a comunicação escrita, particularmente em um sentido informal, está aberta à interpretação do leitor, o que pode levar a grandes equívocos. Um número crescente de pessoas depende de e-mails, mensagens de texto e ferramentas de mensagens instantâneas para se comunicar. Essa falta de personalização significa que temos de pensar cuidadosamente sobre como nossas mensagens serão percebidas. Embora sua intenção possa ter sido brincar, uma outra pessoa pode ler a mensagem e compreendê-la literalmente. Uma comunicação escrita ou verbal pobre pode levar não só a uma distorção dos fatos, mas também de seus pensamentos e intenções.

Por que a comunicação verbal e escrita são importantes?
Mensagens de texto geralmente deixam abertura para interpretação (Email LCD display image by Alex Yeung from Fotolia.com)

Profissionalismo

Em um ambiente profissional, quanto mais clara e concisa uma pessoa for em sua comunicação escrita e verbal, mais proficiente ela parecerá. Se uma carta for mal formulada ou se uma pessoa fizer uma apresentação aparentemente não planejada e desconexa, pode parecer que ela não tenha levado o assunto a sério e poderia, portanto, parecer pouco profissional. Apresentar o seu ponto de vista em poucas palavras e falar com clareza e projeção demonstrará que você é um bom comunicador que conhece bem o assunto.

Por que a comunicação verbal e escrita são importantes?
Sua habilidade de se comunicar demonstra seu nível de profissionalismo (woman in an office image by forca from Fotolia.com)

Confiança

Parte de ser capaz de se comunicar bem, especialmente verbalmente, é ter confiança no que se diz. Se você hesitar e murmurar ao falar ou, pior, dizer alguma mentira para responder uma pergunta, não será transmitido seu ponto de vista. Se você não parece acreditar no que está dizendo, então, como pode esperar que qualquer outra pessoa acredite?

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível