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Como se comunicar com colegas e clientes

Escrito por roslyn frenz | Traduzido por juliana soares
Como se comunicar com colegas e clientes

A falta de comunicação entre colegas pode levar a uma parada na operação da empresa.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Uma comunicação melhor gera um local de trabalho mais produtivo que, por sua vez, aumenta os lucros da empresa. As consequências de uma comunicação pobre e ineficiente podem ser sérias. A falta de comunicação entre colegas pode levar a uma parada nas operações da empresa, já com clientes normalmente resulta em perda de negócios. Uma boa comunicação entre colegas e clientes começa com efetivas habilidades de comunicação e conhecimento sobre uma estratégia bem-sucedida de comunicação no ambiente de trabalho.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Aprenda técnicas efetivas de comunicação não verbal. É importante entender os vários níveis de comunicação. As pessoas normalmente pensam nisso como falar e escrever, mas a linguagem corporal é outra forma de se comunicar. Sorrisos e gestos convidativos mostram uma atitude positiva em relação às pessoas com as quais você se comunica.

  2. 2

    Repita o que os outros dizem. Quando conversar, ouça o que a pessoa fala, em seguida, repita os pontos importantes. Isso mostra que você está ouvindo, o que gera confiança e o ajudará a lembrar das informações essenciais da conversa. Para expressar seus pontos, use exemplos reais de suas experiências com situações com as quais o público conseguirá relacionar facilmente.

  3. 3

    Evite interrupções. Quando conversar com familiares e amigos, tudo bem (apesar de parecer um pouco rude), mas as interrupções no ambiente de trabalho são inaceitáveis. Pode ser difícil evitar as interrupções, principalmente se seus colegas ou clientes apresentam um problema que você está ansioso para resolver, mas interrompê-los para apresentar sua ideia pode deixá-los frustrados.

  4. 4

    Evite perguntas negativas confusas. Evite fazer perguntas negativas que não possam ser respondidas com um "sim". Essas perguntas podem começar com "Você não fez...", "Você não tem..." ou "Você nunca...". Em vez disso, reformule as frases para que realmente soem como perguntas (Você fez..., Você tem...., Você já...). Isso minimiza confusões e faz a conversa fluir de forma mais rápida.

  5. 5

    Use uma linguagem concisa, relevante e inofensiva. Lembre-se que todos tem níveis diferentes de conhecimento e áreas de especialização. Quando explicar algo a um colega, evite linguagens técnicas, jargões e abreviações confusas. Pense no que vai falar antes de começar para garantir que não será mal interpretado e nunca diga nada que possa ser ofensivo a alguns grupos ou minorias.

  6. 6

    Confie em seu cliente. Ele está tentando comprar ou usar seu produto e você deve facilitar essa experiência. A opinião do cliente é essencial para sua empresa, e uma experiência ruim de comunicação pode ser devastadora para o negócio. O boca a boca funciona muito para experiências negativas com a era digital de comunicação.

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