Como criar uma lista de tarefas para a limpeza do quarto e um sistema de recompensa para crianças

Escrito por lori soard | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como criar uma lista de tarefas para a limpeza do quarto e um sistema de recompensa para crianças
Confira se seu filho cumpriu cada tarefa de forma satisfatória (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

Há roupas jogadas por todo o chão do quarto de sua filha, o lixo está empilhado próximo à cama dela, toalhas molhadas da natação de ontem jogadas no canto... e o que é aquilo embaixo do travesseiro? Eca! Fazer com que seus filhos arrumem seus quartos pode ser uma batalha infinita. A natureza das crianças parece fazer com que elas escolham algo divertido ao invés de voltar atrás e arrumar a bagunça que acabaram de fazer. No entanto, existem algumas opções para ajudá-las a manter seus quartos limpos e organizados. Ao dar às crianças uma lista para conferir a arrumação do quarto e recompensas para quando ele fica organizado, você pode vencer esta batalha de uma vez por todas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Faça uma lista

  1. 1

    Escolha suas batalhas. É realmente importante não ter alguns brinquedos espalhados pelo chão? Ou você está mais preocupado com as toalhas mofando no canto? Faça uma lista de coisas que mais o preocupam e comece por aí. Seu filho pode não estar pronto para arrumar a própria cama todos os dias, mas ainda é possível melhorar a situação com pequenos passos. O objetivo final é ter uma cama arrumada e um quarto limpo, mas é sempre melhor começar por coisas pequenas e adicionar itens ao longo do processo.

  2. 2

    Decida por onde começar. Faça uma lista de coisas nas quais você insiste e defina algumas regras. Por exemplo, não comer ou beber nada no quarto, recolher todas as toalhas molhadas e jogar todo o lixo na lixeira. Crie uma lista ou tabela em algum programa de textos listando estes itens no lado esquerdo e os dias da semana acima.

  3. 3

    Plastifique sua lista de tarefas. Use canetas marcadoras apagáveis para marcar os dias em que as tarefas foram feitas. Algumas pessoas preferem não plastificar e usar adesivos no lugar. Funciona melhor se você pedir que seu filho faça as marcações ou coloque os adesivos. Isto permite que ele veja o próprio progresso com clareza e sinta algum orgulho de si mesmo.

    Sistema de recompensas

  1. 1

    Converse com seu filho sobre as possíveis recompensas que ele gostaria de receber. Por exemplo, sair para tomar um sorvete, ir ao zoológico ou ganhar um brinquedo novo.

  2. 2

    Decida quantas marcações, adesivos ou pontos são necessários para cada recompensa. Por exemplo, dez marcações ou adesivos ganham uma casquinha de sorvete. Os objetivos devem ser desafiadores mas atingíveis. Um prêmio maior exigiria mais pontos.

  3. 3

    Reforce o novo sistema. Este é provavelmente o passo mais importante para criar um sistema de lista e recompensas para a limpeza do quarto de seu filho. Você não deve retirar marcações ou adesivos se ele se comportar mal. No entanto, não deve dar uma marcação ou adesivo a não ser que a tarefa do item seja completa de forma que você considere satisfatória. Se a criança tentou recolher o lixo mas não conseguiu pegar tudo, você pode dar outra chance, explicando que quer todo o lixo recolhido e jogado na lixeira. Confira o quarto novamente e, se não estiver satisfatório, mostre para a criança como fazer, mas não dê a marcação ou adesivo. No dia seguinte, ela deve conseguir realizar a tarefa sozinha. Siga com as recompensa. Se seu filho ganhou dez adesivos e quer um sorvete, diga a ele quando vocês tomarão o sorvete e cumpra sua palavra.

Dicas & Advertências

  • Adicione itens de limpeza à lista lentamente. Fique com um a três itens por pelo menos duas semanas. Então, adicione uma nova tarefa de cada vez.
  • Manter as coisas organizadas pode ajudar seus filhos a completar suas tarefas. Deixe uma lata de lixo em seus quartos, por exemplo.
  • Reconheça o trabalho de seus filhos com palavras, além dos adesivos ou marcações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível