Mais
×

Como criar uma planta baixa de uma sala de aula

Atualizado em 23 março, 2017

A disposição da sala de aula pode ter um grande efeito sobre seus alunos e sobre a lição. Às vezes, você quer que os alunos foquem em você, enquanto outras vezes quer que eles trabalhem juntos em grupos ou pares. Você precisa ser capaz de se mover facilmente ao redor da sala e monitorar sua turma e, às vezes, os alunos terão que caminhar para obter materiais ou conversar com os colegas. Criar uma planta baixa da sala de aula que seja flexível e fácil de mudar ajudará você e seus alunos a trabalharem bem juntos, além de ajudar seu sistema de gestão da sala.

Instruções

A disposição da sala de aula pode ter um grande efeito sobre seus alunos e sobre a lição (Image courtesy of strngwrldfrwl:wikimedia.org)
  1. Certifique-se de que os materiais como materiais de arte, livros ou equipamento audiovisual estejam acessíveis de qualquer maneira que organizar as mesas. As portas também devem ter fácil acesso, por razões de segurança, em cada planta de sala de aula.

  2. Mantenha as mesas longe de aquecedores ou aparelhos de ar condicionado. Se a sala de aula estiver cheia e não tiver como evitar isso, faça um revezamento para que os mesmos alunos não fiquem sempre sentados ao lado desses elementos.

  3. Use um arranjo de meio círculo com as mesas para uma sala de aula mais versátil. Às vezes, para turmas maiores, serão necessários dois meio círculos, com um menor dentro de um maior. Essa configuração permite que os alunos colaborem facilmente em pares ou em pequenos grupos sem mover as mesas ao redor, além de dar ao professor um espaço maior de movimentação ou para ligar recursos audiovisuais grandes. Em um sistema de gestão de uma turma maior, o meio círculo tende a funcionar melhor.

  4. Se a turma for muito pequena, faça com que os alunos sentem-se a uma mesa de reuniões. Isso é particularmente eficaz para incentivá-los a fazer perguntas e promover o debate entre os estudantes, além de dar mais espaço a eles para colocar materiais de leitura ou para trabalhar em projetos. Algumas faculdades costumam usar esse tipo de planta de sala de aula para promover um senso de igualdade entre professores e alunos.

  5. Una as mesas em grupos para fazer pequenas mesas para projetos, estações de aprendizagem ou atividades colaborativas. Os alunos podem facilmente trabalhar em conjunto e espalhar os seus materiais e você pode monitorar os grupos confortavelmente. Uma boa estratégia de gestão de sala de aula para essa configuração é evitar muitas atividades centradas no professor, já que alguns alunos terão que virar o pescoço para vê-lo.

  6. Use a configuração tradicional de linhas e colunas para atividades centradas no professor ou no quadro, porque os alunos estarão voltados para a frente da sala de aula. Deixe espaço suficiente entre as colunas de modo que você possa passar facilmente para monitorar os alunos individualmente. Essa configuração também funciona bem para as provas porque você pode ver todos os alunos, e também porque isso desencoraja a interação entre eles.

O que você precisa

  • Mesas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article