Mais
×

Como cultivar damas-da-noite através de mudas

Atualizada November 21, 2016

A dama-da-noite é membro da família dos cactos com origens nos trópicos. Embora não seja considerada uma planta particularmente atraente, é bem conhecida pelas suas belas flores, que abrem apenas uma noite por ano. As flores grandes, brancas e pontiagudas desabrocham literalmente diante de seus olhos logo após o pôr do sol e murcham antes do raiar do dia. As flores exalam um poderoso aroma perfumado que pode ocupar uma sala inteira por toda noite. Você pode cultivar facilmente a dama-da-noite a partir de mudas, as quais exigem poucos cuidados uma vez que estejam enraizadas.

Instruções

A dama-da-noite é cultivada facilmente a partir de mudas (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Corte um pedaço de 5 a 10 cm do caule de uma dama-da-noite já enraizada.

  2. Coloque o pedaço em uma área fora da luz direta do sol por dois a três dias. Deixe-o com o fim de secar. Isso minimizará o risco de doenças e podridão quando você plantá-lo.

  3. Encha um vaso (de 10 a 15 cm de diâmetro) com um solo arenoso e poroso. Adicione a perlita ou vermiculita para promover a drenagem. Cave um buraco de aproximadamente 5 cm de profundidade. Coloque a extremidade seca do pedaço dentro do buraco e comprima o solo em torno dele.

  4. Regue todo o solo ao redor do pedaço, mas não o deixe ficar encharcado.

  5. Coloque a planta em um local com sombra até que o sistema radicular se desenvolva. Ele enraizará dentro de três a seis semanas. Regue quando o solo estiver seco.

  6. Coloque um suporte vertical para sua dama-da-noite conforme ela cresce, tal como uma estaca. Esta é uma planta trepadeira. Ela tem uma taxa de crescimento lenta e irá crescer até cerca de 1 m dentro de alguns anos.

Dicas

  • Reenvase a sua dama-da-noite quando as suas raízes crescerem. Se o vaso estiver bem cheio de raízes, é hora de transplantá-la para um vaso maior.
  • Essa planta pode levar de dois a três anos para começar a florescer.

Coisas Necessárias

  • Mudas da dama-da-noite
  • Vaso
  • Solo para vasos
  • Perlita ou vermiculita
  • Estaca
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article