Mais
×

Como curar refluxo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Azia, tosse, náusea e vômito que ocorrem depois de comer podem ser provocados pela doença do refluxo ou DRGE, uma condição crônica na qual o ácido migra do estômago em direção à garganta. O refluxo pode deixar um gosto amargo na da boca e aumentar o risco de câncer de esôfago. Felizmente, a condição pode ser controlada.

Instruções

Medicamentos podem aliviar os efeitos do refluxo (Brittany Culver/Flickr)
  1. Trate o refluxo leve com medicamentos que não necessitam de receita médica. Antiácidos (Mylanta e Tums) estão disponíveis nas farmácias. Tome-os conforme a orientação para diminuir a produção de ácido no estômago e controlar os sintomas de refluxo.

  2. Agende uma consulta com o médico. Casos moderados ou graves de refluxo podem não melhorar com medicamentos comuns. O médico confirmará o diagnóstico e, provavelmente, prescreverá um redutor de acidez mais potente, como o Protonix ou o Prevacid.

  3. Escolha os alimentos com cuidado. Vários provocam refluxo (alimentos ácidos ou gordurosos, cafeína, álcool e hortelã). Reduza a sua ingestão ou elimine esses itens para aliviar e curar os sintomas de refluxo.

  4. Pare de fumar. Cigarros e outros produtos derivados do tabaco podem enfraquecer os músculos inferiores do esôfago e produzir refluxo.

  5. Mantenha um peso saudável. A obesidade é, em parte, responsável pelo refluxo, pois a gordura abdominal empurra o estômago para cima e permite que o ácido passe livremente para o esôfago. Coma alimentos saudáveis, com pouca gordura e faça muita atividade física (30 minutos de três a cinco vezes por semana).

  6. Prefira refeições menores. Faça de quatro a seis refeições leves por dia, em vez de três grandes. Isso reduz a probabilidade de você comer demais.

  7. Levante a cabeça. Deitar-se pode desencadear o refluxo, razão pela qual os sintomas são comuns durante o sono. Levante a cabeça pelo menos 15 cm, a fim de evitar o refluxo e coma pelo menos duas horas antes de dormir.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article