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Que danos o superaquecimento do motor pode causar?

Escrito por richard rowe | Traduzido por andre trapani possignolo
Que danos o superaquecimento do motor pode causar?

Bem, pelo menos você não se machucou

Comstock/Comstock/Getty Images

Considere isso: se apenas cerca de 30% da energia produzida pela gasolina de seu veículo se transforma em potência (e é o que ocorre), então o motor produz mais que o dobro de energia térmica que de força motriz. Se essa energia ficar armazenada em algo pequeno, como um bloco do motor, é facilmente capaz de fazê-lo fundir.

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Superaquecimento leve – Topo do indicador de temperatura

Uma vez que a agulha do indicador de temperatura chegue a seu máximo, o termostato se abre, as ventoinhas ligam e o sistema de resfriamento trabalha ao máximo para dissipar o calor. Curtos intervalos nessa temperatura não causarão dano, mas o motor saturará com calor prolongado, que pode levar a um acúmulo de energia térmica quando o sistema de resfriamento perder o controle. Nesse ponto, pode-se notar uma queda na potência conforme a carga de admissão aquece e o ar perde a densidade, o que pode causar batidas ou sibilações durante a aceleração.

Superaquecimento – 35 a 70 graus acima do máximo da agulha

Dependendo do modelo do motor e da quantidade de acúmulo de carbono nos cilindros, seu veículo pode começar a sofrer a detonação do motor. Se você o mantiver funcionando em altas temperaturas e em detonação, será questão de tempo para que um ou mais pistões comecem a rachar, os anéis dos pistões quebrem ou a correia do eletrodo da vela de ignição derreta. Nesse ponto, o óleo terá ficado ralo, na consistência da água, causando aceleração do mancal, furo no cilindro e desgaste do trem de válvula. Dependendo das condições e do tipo de mancal, podem ocorrer rupturas na bomba de água ou vazamentos no tubo de entrada de ar.

Superaquecimento grave – de 70 a 140 graus acima do máximo da agulha

Nesse ponto, você definitivamente notou a perda de potência, o óleo está tão fino que o motor soa como uma lata cheia de bolas rolando. É quase certo que tenha ocorrido dano no mancal e desgaste superficial dentro do motor e dos anéis do pistão. Além disso, provavelmente ocorreu vazamento na junta da cabeça, especialmente se forem de alumínio. Mantido a esse nível, a perda da viscosidade do óleo desgastará o mancal e causará dano ao motor. O calor fará com que as cabeças deformem-se e provavelmente rachem.

Superaquecimento total – mais 180 graus acima do máximo da agulha

O bloco, o virabrequim, a haste, os tubos de entrada e exaustão, o combustível, o sistema de ignição, a mola de válvula, a correia e as unidades acessórias do motor têm chance de serem salvos, mas nada mais que isso. Todo o resto estará desgastado pela falta de lubrificação, deformado pelo calor, ou danificado a nível molecular de forma que o motor nunca mais será o mesmo. Mesmo depois de maquinadas, as cabeças do cilindro que tiverem funcionado a essa temperatura por qualquer intervalo de tempo estarão irreparavelmente danificadas. Há uma pequena chance de que, quando o mancal quebrar, o virabrequim inche para dentro do bloco, quebre as tampas ou o bloco e se enterre.

Reduzindo as consequências

Um aditivo a base de óleo com PTFE (teflon) formará uma barreira protetora sobre a superfície do mancal e nas paredes do cilindro, o que pode lhe dar uma margem de erro nos lugares que o superaquecimento é preocupante. Nunca coloque água gelada no motor quente, não borrife água no motor com uma mangueira, não adicione gás refrigerante se o perdeu todo – nem mesmo cuspa no motor. O metal expande quando se aquece, resfriar qualquer área muito rapidamente fará com que essa se contraia e se separe do metal ainda quente, rachando o bloco ou as cabeças do cilindro. Apenas desligue o motor e permita que resfrie sozinho, já que o dano já foi feito. É aconselhável que se dê ignição a cada 30 segundos para reduzir a possibilidade de o metal rachar enquanto esfria e contrai.

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