O que dar de comer a um recém-nascido?

Escrito por deana zaccaro | Traduzido por raissa junker
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que dar de comer a um recém-nascido?
Leite materno é o alimento ideal para o sistema digestivo de um bebê (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Cuidar de um bebê recém-nascido pode ser um grande desafio. Novos pais de repente precisam saber sobre fraldas, horários de “soneca”, técnicas de arroto e “apetrechos” do bebê. Provavelmente uma das decisões mais importantes a se fazer no primeiro ano do seu bebê é sobre a sua fonte de nutrição. Com alguns conhecimentos básicos sobre necessidades nutricionais de um recém-nascido e as orientações de um pediatra, seu filho pode começar a vida de maneira saudável.

Outras pessoas estão lendo

Amamentação

Com todas as marcas diferentes de suplementos disponíveis, a Academia Americana de Pediatria (AAP) ainda recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até terem (pelo menos) 6 meses de idade. A AAP recomenda também que a amamentação continue (em conjunto com outros alimentos) até que o bebê tenha um ano de idade. O leite materno é considerado a melhor opção para alimentar seu bebê, pois contém anticorpos que ajudam a proteger de doenças e infecções. Quando comparado com suplementos infantis, a proteína, o cálcio e o ferro no leite materno são mais facilmente digeridos e absorvidos.

Suplementos alimentares

Algumas mães não amamentam, por decisão própria ou por não conseguirem. Outras decidem complementar o leite materno com suplementos alimentares para crianças. O leite materno foi cuidadosamente estudado a fim de melhorar o valor nutricional dos suplementos infantis. Fórmulas de suplemento (sejam em pó ou semiprontas) são feitas a partir de leite de vaca ou leite de soja, mas são diferentes. Bebês com menos de um ano não devem tomar leite de vaca ou leite de soja por não conterem nutrientes suficientes, o que pode prejudicar a saúde. Ao usar suplementos infantis, siga as instruções de preparo e armazenamento com muito cuidado.

Dicas básicas sobre a alimentação

Alguns bebês comem de oito a 12 vezes por dia durante suas primeiras semanas. No início pode ser que o bebê não mame tudo. Com o tempo, eles bebem mais e as mamadas se tornam mais espaçadas. Um bebê alimentado à base de suplementos precisa diariamente de 75 ml de fórmula por quilo. Um consultor de lactação ou pediatra pode lhe informar com propriedade quanto cada criança deve comer em suas fases de desenvolvimento. É importante lembrar que cada bebê é diferente, e ele lhe ensinará quando o bebê estiver com fome ou cheio.

Quando começar com alimentos sólidos

Pediatras sugerem que o bebê comece a experimentar alimentos sólidos aos 4 meses de idade. Um profissional da área saberá informar quando seu filho estiver pronto. Algumas das pistas de que um bebê está pronto incluem ter o controle da cabeça, o controle do pescoço, o interesse em comida e um aumento no apetite. A maioria dos pediatras sugere que seu bebê comece experimentando cereais com leite materno (ou com suplementos). Uma vez que ele já souber comer com a colher, comece a introduzir alimentos sólidos conforme orientação do médico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível