Por que os dedos dos meus pés ficam dormentes quando corro?

Escrito por patricia davis-muffett | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os dedos dos meus pés ficam dormentes quando corro?
Muitos corredores experimentam entorpecimento nos dedos dos pés (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Introdução

Muitos corredores experimentam entorpecimento nos dedos dos pés e pés em algum momento de suas carreiras. As causas variam das insignificantes às preocupantes, mas há algumas mudanças simples que podem aliviar o problema. A maior parte da dormência nos dedos dos pés resulta de compressão dos nervos -- a causa desta, entretanto, pode ser difícil de definir.

Sapatos

Os sapatos são uma fonte significativa de compressão dos nervos e entorpecimento. Se seus sapatos estão ficando velhos, eles não darão suporte adequado, o que pode resultar em formas inadequadas e aumento da pressão dos nervos dos pés. Sapatos novos, por outro lado, também podem ser a fonte da dormência -- ele pode estar muito apertado, com pouco espaço na frente dos dedos ou nas laterais.

Ao comprar sapatos de corrida, é essencial buscar uma loja especializada. Uma boa loja terá especialistas em corrida para observar você correr e andar em seus sapatos, possivelmente observando seus sapatos velhos em busca dos padrões de desgaste que podem ajudá-los a encontrar o melhor sapato para seu estilo de correr. Se você está experimentando dormência, certifique-se de mencionar isso quando estiver comprando novos sapatos. Uma estratégia para garantir que os sapatos ofereçam espaço adequado a seus pés é comprar sapatos de corrida de número ligeiramente maior do que seus outros sapatos. Outra opção é experimentar formas alternativas de amarrar os cadarços, como colocar os cadarços de cima para baixo, de forma que possam ser afrouxados na parte da frente de seus pés durante uma corrida.

Forma

Outra causa comum para a compressão dos nervos é utilizar uma forma inadequada. Se você perceber que está batendo o pé no chão ao correr, você pode querer aprimorar sua forma, dando passadas mais leves e forçando menos seus pés. Se achar difícil mudar sua forma sem ajuda, marque uma ou duas sessões com um personal trainer para estabelecer estratégias e aprimorar sua forma. Outro problema decorrente de formas inadequadas é a chamada pronação, ou deslizar os pés para dentro ao correr. Geralmente, um especialista em sapatos pode diagnosticar esse problema, percebendo-o no desgaste em seus sapatos velhos. Alguns sapatos são desenvolvidos especialmente para pessoas com esse problema -- eles limitam o esforço sobre seus pés causados pela pronação. Há também ortóticos dos pés que podem ajudar independentemente do sapato que você escolher.

Consulte seu médico

Caso não perceba melhoras mesmo após mudar os sapatos e a forma, consulte um médico. Uma condição comum em corredores é o neuroma de Morton, que causa dormência entre o terceiro e quarto dedos dos pés e pode ser aliviado através de ortóticos, mas em alguns casos pode precisar de uma cirurgia. O entorpecimento dos pés pode estar relacionado a algumas condições sérias, portanto não o ignore.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível