×
Loading ...

Definição de dívida financeira líquida

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A dívida financeira refere-se a todos os passivos que uma empresa possui, como empréstimos, contas a pagar aos fornecedores, dívidas com investidores e muitos outros tipos de débito. Como as empresas têm que lidar com muitos tipos de dívidas, elas precisam de um método que possa sinteizar a posição da sua dívida e como ela afeta a empresa como um todo. A dívida financeira líquida, ou dívida líquida, é um cálculo que ajuda as firmas a fazerem isso.

Lidando com dívidas (money money image by Valentin Mosichev from Fotolia.com)

Definição

A dívida líquida mostra todas os passivos da empresa somados; todo o dinheiro que a organização deve. Isso inclui não apenas as dívidas de curto prazo a serem pagos dentro de um ano como também dívidas de longo prazo que se extendem por anos no futuro. Este número é então comparado com a capacidade da firma de pagar toa esta dívida no presente. O cálculo mostra como ficaria a posição financeira da empresa se ela tivesse que pagar todas as dívidas imediatamente.

Loading...
Dívida líquida inclui débitos de curto e longo prazo. (Woman working on finances and dreaming of summer image by Allen Penton from Fotolia.com)

Cálculos

Dívidas líquidas começam pela soma de todos os passivos que uma firma possui atualmente (sem prever dívidas futuras). O cálculo então subtrai todos os ativos líquidos que a empresa tem desta dívida. O ativo mais líquido é a moeda, mas outros investimentos altamente líquidos também são incluídos no cálculo. O número resultante é a dívida líquida da empresa e pode ser tanto positivo como negativo.

Some todos os passivos e subtraia todos os ativos, o resultante é a dívida líquida da organização. (business finances image by Olga Chernetskaya from Fotolia.com)

Usos

Embora a equação da dívida líquida seja útil para empresas que querem avaliar suas alavancagens financeiras e posições atuais, ela é usada com mais frequência pelos investidores. Investidores usam vários cálculos diferentes para julgar o valor de uma empresa. A dívida líquida mostra a eles o quanto a empresa é solvente e o quanto ela depende da dívida para o seu funcionamento quotidiano.

Investidores usam a dívida líquida para saber o quanto a empresa é solvente. (finance image by Chad McDermott from Fotolia.com)

Variáveis

A dívida líquida não é uma forma de análise direta. Algumas indústrias possuem uma dívida naturalmente maior que as outras. Embora uma dívida pequena ou negativa possa ser um sinal de saúde nos negócios, ela também pode mostrar que a empresa não está investindo o bastante no seu próprio crescimento. Investidores precisam examinar a empresa individual e as características de sua indústria para usar a dívida líquida de forma correta.

Uma dívida líquida pequena pode sinalizar saúde nos negócios ou pouco investimento no crescimento da empresa. (international finance image by Chad McDermott from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...