Definição de profissionalismo e ética no trabalho

Escrito por courtney gale | Traduzido por fernando telles
Definição de profissionalismo e ética no trabalho
Valores éticos e profissionais positivos podem ajudar a empresa a manter-se com uma boa reputação (professional qualities image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

Ética e profissionalismo são características solicitadas em um ambiente de trabalho, não importa se a pessoa procurada trabalha no departamento de entrega ou é o diretor da empresa (afinal, são eles que estabelecem o padrão para o resto dos seus trabalhadores). Com valores éticos e profissionais positivos, a empresa tem uma boa reputação e passa a ser bem valorizada acima de muitas outras concorrentes no mercado.

Características do profissionalismo

Por definição, o profissionalismo é "a conduta, objetivos ou qualidades que caracterizam ou marcam uma profissão ou um profissional". Essas qualidades são a base que nossa sociedade usa para calcular se uma pessoa está agindo corretamente no local de trabalho de acordo com os padrões ocidentais ou não. Essas qualidades incluem vestir-se "adequadamente", a forma de interação com os outros, se pontualidade e prazos são respeitados, e como lidam com situações no geral, entre outras. Vestir-se com o traje apropriado para o que a situação exige, mostrar respeito pelos outros, sempre chegar no horário (ou mais cedo) para reuniões, agir de uma forma justa e controlar as emoções quando as coisas não estão indo muito bem, são todas marcas de um profissional.

Características da ética no trabalho

A ética profissional, um substantivo, é definida pelo Centro de Estudos de Ética nas Profissões (CSEP, na sigla em inglês) como "A forma com que os profissionais estão perseguindo seu ideal comum, de modo que cada um possa fazer o melhor que pode, a um custo mínimo para si e para aqueles com que se preocupa [...] a partir de certas pressões, tornando razoavelmente provável que a maioria dos outros membros da profissão não irá tirar vantagem de sua boa conduta". Em outras palavras, "Dilemas éticos ocorrem quando uma pessoa tem de escolher entre o certo e o errado ou bom e ruim". Os valores pessoais contra os valores de uma empresa muitas vezes entram em conflito, criando dilemas éticos no local de trabalho. Confidencialidade, preconceito e diferenças entre os funcionários são comuns, já que nenhuma pessoa é perfeita e não existem duas pessoas iguais. Experiências com os outros e lições de vida podem ter ensinado a um indivíduo a não gostar de uma determinada característica. Preferir dar uma promoção para o José, em vez de Maria, pelo simples fato que você acha que os homens trabalham melhor (mesmo que Maria tenha um melhor registro de conduta e teve um melhor ano fiscal) é um veredito pessoal, mas não uma escolha justa e ética.

Benefícios do profissionalismo

O profissionalismo de um indivíduo reflete mais do que apenas a si próprio. Além de aumentar a autoestima através do respeito mostrado a partir de outros funcionários, ele também reflete bem sobre a empresa. O profissionalismo pode provocar o respeito elevado de um cliente, promovendo assim maiores linhas de comunicação e, possivelmente, aumentando a confiança em um conselho.

Benefícios da ética no trabalho

Semelhantemente ao profissionalismo, a ética também tem muitos pontos altos. Uma organização que é conhecida por fortes práticas éticas tem um lugar estável na mente do público. Honestidade e confiabilidade aumentam vendas e lucros posteriores porque as pessoas sabem que os produtos ou serviços que estão comprando são legítimos. Se uma empresa está envolvida continuamente em escândalos e "engana" seus clientes, a sua imagem vai ser questionável. Honestidade, compromisso e lealdade são apenas alguns atributos valorizados em uma instituição.

Como eles se relacionam

Muitas pessoas consideram o profissionalismo e a ética basicamente a mesma coisa. Esta é uma noção mal interpretada, mas compreensível, já que ouve-se que a ética é frequentemente considerada uma marca de profissionalismo. Fazer a coisa certa, prestando respeito aos colegas de trabalho, a si mesmo e aos clientes, ser honesto em qualquer tipo de transação e assumir a responsabilidade por suas próprias ações é ao mesmo tempo ético e profissional.

Propósito

Ética e profissionalismo têm papéis individuais altamente respeitados, mas cada um tem a finalidade de melhorar as relações interpessoais. Uma boa comunicação é fundamental mas, por outro lado, a confidencialidade pode ser ainda melhor. Ser capaz de falar abertamente com o gerente sobre um problema, seja no trabalho ou na vida pessoal de cada um, e todo o escritório não ficar sabendo sobre ele cinco minutos depois, traz confiança entre os colegas de trabalho. Isso mostra também as boas práticas de gestão, que podem ser úteis ao atualizar um currículo ou melhorar uma imagem. Um gerente sensível que utiliza do seu tempo para ouvir seus empregados e se esforça para descobrir uma possível solução para os problemas, pode vir a ser muito respeitado.

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