×
Loading ...

Como fazer um delicioso churrasco

A prática de cozinhar carnes na brasa vem desde a pré-história. Hoje em dia, o churrasco é praticamente uma instituição brasileira. Além do delicioso sabor da carne grelhada, a refeição é uma boa desculpa para reunir amigos e família. No entanto, não é assim tão fácil fazer um churrasco de qualidade e muita gente comete erros básicos. Veja algumas dicas simples para churrasqueiros de primeira viagem.

Instruções

Basta seguir algumas dicas para garantir uma refeição deliciosa (Getty Images)

    Dicas para fazer um churrasco de sucesso

  1. O primeiro passo é garantir bons equipamentos e acessórios. Não é preciso investir tanto, mas usar carvão de qualidade (100% eucalipto), uma boa grelha (de aço inox) e uma faca afiada fazem uma grande diferença no resultado. Também é muito recomendado usar pegadores de carne em vez de garfos, porque quando furamos a carne ela perde seu suco e pode ficar ressecada.

    Loading...
    Usar uma boa faca facilita o corte da carne (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. O passo seguinte é a compra da carne, que deve ser escolhida com cuidado. Os cortes mais indicados para churrasco são fraldinha, picanha, contrafilé, alcatra e maminha. É recomendado evitar comprar peças congeladas e com muito sangue. O ideal é que a carne tenha uma camada de gordura uniforme, de cerca de um centímetro de espessura, que dá mais sabor. Também confira se os nervos foram retirados pelo açougueiro. Para comprar linguiças, a dica é evitar as mais brancas. No caso do frango, o ideal é escolher peças como coxa, sobrecoxa e coração.

    Coxa, sobrecoxa e coração de galinha são boas opções (Eising/Photodisc/Getty Images)
  3. Um desafio para muitos churrasqueiros inexperientes é acender a churrasqueira. Algumas estratégias que ajudam são usar álcool acendedor em gel ou colocar pão embebido com álcool embaixo do carvão. Outras dicas básicas são usar os maiores pedaços de carvão e esperar até que esteja todo em brasa e que a temperatura da churrasqueira esteja uniforme. A grelha deve ser deixada na churrasqueira o tempo todo, para manter o calor. Só comece a assar a carne quando o fogo estiver estabilizado, ou seja, brando e sem labaredas.

  4. Por fim, é chegada a hora de preparar a carne. No caso das carnes vermelhas, use apenas sal grosso, mas o frango pode ser temperado com limão, vinagre e orégano. Mas atenção: nada de salgar a carne com antecedência: deixe para colocar o sal na hora de assá-la, porque ele desidrata a carne. Ao cortá-la, siga sempre a direção das fibras, na transversal. Se quiser carnes bem-passadas, faça cortes mais finos. O ideal é começar com carnes que assam mais rápido, como linguiça e coração de frango, e depois passar para as principais. Durante o processo, é importante deixar a carne grelhar de um só lado até começar a produzir um suco e só virá-la uma vez, para assar do outro lado. Carnes maiores devem ficar no fundo da churrasqueira.

Loading...

Dicas

  • Se possível, use uma grelha com coletor de gordura.
  • Os acompanhamentos típicos variam de acordo com a região do país. Algumas sugestões são saladas, legumes grelhados, vinagrete, farofa, abacaxi grelhado e batatas assadas.

Aviso

  • Se estiver fazendo um churrasco para muita gente, pense que é melhor sobrar do que faltar. No entanto, vá preparando as carnes aos poucos e veja quanto vai precisar usar, já que as sobras devem ser guardadas ainda cruas.

O que você precisa

  • Churrasqueira
  • Carvão
  • Faca
  • Pegador para a carne
  • Carne, frango e linguiça
  • Sal grosso
  • Limão, vinagre e orégano
  • Acompanhamentos à gosto (arroz, salada, maionese, vinagrete, pão, farofa, etc)
  • Pratos e talheres
  • Guardanapos
  • Bebidas

Referências

Loading ...
Loading ...