Mais
×

Como demonstrar comportamento ético e responsabilidade social

Atualizado em 17 abril, 2017

Pesssoas procurando por um modelo de comportamento ético têm muitas opções, como amigos, professores, pais e clérigos. No ambiente de trabalho, gerentes podem ser olhados como exemplos de ambos, comportamento ético e responsabilidade social. A demonstração de comportamento ético pode ser mais interno, com empregados demonstrando e descrevendo a ética uns para os outros. A demonstração de responsabilidade social é sempre dirigida para o exterior e mostrada à comunidade. Tanto o comportamento ético quanto a responsabilidade social refletem nos empregados e na organização em que trabalham.

Instruções

Trabalhadores pintando áreas grafitadas para demonstrar compromisso com a responsabilidade com a comunidade (AE Pictures Inc./Digital Vision/Getty Images)

    Como demonstrar comportamento ético

  1. Decida uma linha de pensamento ético na qual você gostaria de demonstrar. Tipos de pensamentos éticos podem incluir o seguimento de regras, aderir aos padrões da comunidade ou seguir sua consciência. O pensamento ético pode conter uma mistura de muitos ideais.

  2. Seja justo. Uma vez que você decidiu seus ideais éticos, mantenha todos, incluindo você mesmo, aos mesmos padrões éticos.

  3. Seja respeitoso. Evite a discriminação, desencorage a perseguição e mostre preocupação com o bem estar de outras pessoas.

  4. Seja honesto. Comunique-se abertamente, divida suas opiniões, ideias e postura ética.

  5. Demonstre auto-controle. Controle ambos impulsos físicos e emocionais. Tente não abusar. Considere subsitituir a raiva por preocupação.

  6. Tenha a coragem para agir com integridade. É fácil fazer a coisa certa quando tudo está correndo bem. É necessário coragem para demonstrar ética diante de uma situação difícil.

    Como demonstrar responsabilidade social

  1. Destine uma porção do seu dinheiro para cobrir os custos de programas de responsabilidade social. Doações, eventos comunitários e produtos sustentáveis; tudo custa dinheiro. Certifique-se que há dinheiro para ser gasto.

  2. Escolha uma causa (ou causas) para apoiar. Doe, apoie e promova sua causa. Você pode querer considerar uma que seja apropriada ao seu negócio ou linha de trabalho, como conscientização de câncer de mama numa loja de roupas femininas, ou educação para uma loja de brinquedos infantis.

  3. Considere o verde. Você pode usar serviços ambientalmente amigáveis e produtos sustentáveis. Se você tem dinheiro suficiente, você pode examinar seu processo de negócios para criar uma abordagem mais verde.

    Usar papel reciclado é uma maneira simples de demonstrar responsabilidade ambiental (the green isolated green note image by laviniaparscuta from Fotolia.com)
  4. Crie conexões comunitárias. Encontre o que as pessoas da sua comunidade precisam e forneça ajuda à elas. Isso poderia incluir qualquer coisa desde clubes para os jovens até abrigos para mulheres, ajuda gratuita com impostos ou refeitórios.

  5. Conecte-se online. Use a internet para atingir a comunidade e promover responsabilidade social.

Dicas

  • Não há problema em deixar os outros cientes de seus ideais éticos, mas lembre-se que sua posição ética não é necessariamente uma lei ou regra.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article