Mais
×

Como derreter queijo parmesão

Atualizado em 17 abril, 2017

O queijo parmesão é originário da cidade de Parma, na Itália. Ele é envelhecido por cerca de dois anos e possui um sabor rico e forte. Esse tipo de queijo é bastante usado em pratos italianos, como fettuccine alfredo, frango à parmegiana e lasanha, para citar alguns. Em muitas receitas, o queijo precisa ser derretido, o que com esse produto é um pouco mais complicado. Para garantir que o queijo derreta bem e tenha o sabor desejado, é necessário paciência, tempo e um produto de qualidade.

Instruções

Quanto mais fresco o queijo, melhor ele ficará quando derretido (parmiggiano image by Renato Francia from Fotolia.com)
  1. Compre queijo parmesão de qualidade. Eles vêm em peças e geralmente ficam perto do balcão de frios ou na seção de alimentos estrangeiros do supermercado. O queijo parmesão enlatado é processado várias vezes para evitar que se acumule no fundo da embalagem, e por isso é resistente ao derretimento.

  2. Espere que o produto atinja a temperatura ambiente antes de ralá-lo, assim você diminui o tempo necessário de exposição ao calor. Esse tipo de queijo possui alto teor de proteínas e pouca umidade, dessa maneira, uma exposição prolongada ao calor faz com que fique borrachudo de forma irreversível.

  3. Rale-o com o lado mais fino do ralador. Ele é classificado como um queijo de derretimento suave, e ralá-lo fininho ajudará a alcançar todo o seu potencial.

  4. Misture o queijo ralado lentamente, se estiver fazendo um fettuccine alfredo ou qualquer molho básico de parmesão. Acrescente pequenas quantidades de cada vez, mexendo constantemente. Mantenha a exposição ao calor no mínimo possível.

  5. Novamente, tenha sempre em mente que, devido à falta de umidade desse tipo de queijo, ele derreterá até certa temperatura, depois disso ficará com aspecto emborrachado. Além disso, em pratos como lasanha ou frango à parmegiana, ele é adicionado sobre o preparo somente nos últimos minutos de cozimento, o que é suficiente para que derreta.

  6. Misture o produto com queijos mais úmidos, como ricota ou muçarela. A combinação elimina o problema da exposição ao calor e é muito comum em pratos como a lasanha ou conchiglione recheado, que precisam de cozimento prolongado.

  7. Forre uma assadeira com papel manteiga para fazer aperitivos crocantes de parmesão. Asse-os até que derretam, por cerca de cinco a seis minutos, a 175º C. Usar papel manteiga permite que eles sejam removidos facilmente da assadeira sem diminuir a umidade do queijo.

O que você precisa

  • Ralador
  • Papel manteiga
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article