Mais
×

Como descongelar alimentos em uma panela de pressão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Vegetais podem facilmente ser descongelados em uma panela de pressão, mas algumas carnes e aves perdem sabor e cor se não forem parcialmente descongeladas antes de serem colocadas na panela de pressão. Descongelar carnes na panela de pressão também aumenta o tempo de cozimento, o que pode levar à perda das vitaminas e minerais do alimento. Além disso, carnes completamente congeladas podem cozinhar mais rápido no lado de dentro do que no lado de fora. Contudo, seguindo alguns passos, você alcançará melhores resultados ao usar sua panela de pressão para descongelar alimentos.

Instruções

Descongelar alimentos em uma panela de pressão pode levar à perda do sabor (pork in a slow cooker image by pr2is from Fotolia.com)

    Pré-descongelamento

  1. Compre os ingredientes para a sua receita. Os vegetais congelados podem ser colocados na panela de pressão sem pré-descongelamento e sem necessidade de mais tempo de cozimento. Para carnes ou aves, lembre-se de comprar pedaços de até 2 cm de espessura. Você pode pedir ao açougueiro para cortar a carne em pedaços menores, que descongelam mais rápido.

  2. Coloque a carne ou ave por alguns minutos no micro-ondas para descongelar parcialmente. Isso diminui o tempo de cozimento na panela de pressão e permite que a carne cozinhe de forma homogênea.

  3. Coloque a carne ou a ave na panela de pressão e cozinhe-a normalmente, com base na receita. As partes que ainda estiverem congeladas descongelarão na panela de pressão durante o processo de cozimento.

    Descongelando apenas com a panela de pressão

  1. Compre a carne bovina, suína ou a ave desejada. Os pedaços menores descongelam mais rápido.

  2. Adicione uma xícara de água morna ou caldo na panela de pressão antes de colocar o alimento congelado.

  3. Adicione cinco minutos ao tempo de receita original do alimento para cada 2 cm de carne bovina ou suína congelada.

  4. Adicione um minuto ao tempo de cozimento para cada 500 g de um frango ou peru inteiro congelado.

  5. Adicione quatro minutos ao tempo de cozimento para cada 2 cm de peito, coxa ou asa de frango ou de peru congelados.

  6. Verifique constantemente o alimento congelado com um termômetro de cozinha. A temperatura deve ser de pelo menos 75 ºC antes de servir.

Dicas

  • Não descongele grandes pedaços de carne descongelada na panela de pressão, pois isso pode resultar em um cozimento desigual.

Aviso

  • Cozinhar carnes congeladas na panela de pressão pode diminuir o sabor, as vitaminas e os minerais.
  • Verifique a carne completamente, para ter certeza de que ela está cozida. Normalmente a parte interna da carne cozinha mais rápido do que a parte externa.

O que você precisa

  • Panela de pressão
  • Termômetro
  • Carne bovina, suína ou de aves
  • Vegetais
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article