Como desenvolver responsabilidade social nos jovens

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como desenvolver responsabilidade social nos jovens
Desenvolver a responsabilidade social nos jovens é função dos pais e educadores (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Trabalhar para construir uma sociedade mais justa é uma tarefa que todos os cidadãos deveriam ter diariamente. A noção de responsabilidade social é algo construído em nossa personalidade. Por isso, é importante estimular esses conceitos desde a juventude. Para os adolescentes, essa pode ser uma questão complicada. Afinal, a transição da infância para a adolescência é naturalmente marcada pela busca de independência e outras preocupações. É função dos pais e dos educadores despertar neles o interesse de trabalhar em prol da sociedade. Confira algumas ideias para desenvolver responsabilidade social nos jovens.

Outras pessoas estão lendo

Dar bons exemplos

Basicamente, o termo responsabilidade social refere-se a uma série de medidas, direitos e obrigações que todos devemos ter perante a sociedade na qual estamos inseridos. Dessa forma, o primeiro passo para desenvolver esse sentimento nos jovens é dado em casa. Os pais devem ter e demonstrar atitudes positivas no ambiente familiar. Essa é uma medida importante porque uma forma eficiente de aprender é através de bons exemplos. Pais preocupados com questões sociais ou que participam de trabalhos voluntários tendem a despertar consciência e responsabilidade social nos filhos.

A importância da comunicação

Desde cedo, é fundamental que os jovens percebam que é preciso estar em harmonia com os outros para viver bem. Assim, os limites de cada cidadão devem ser sempre respeitados. Ao mesmo tempo, é preciso mostrar ao adolescente que a sociedade só funciona quando as pessoas cooperam entre si. Os jovens devem aprender que o diálogo é uma forma positiva de resolver eventuais conflitos. É preciso desestimular formas de resolver problemas pela agressão ou violência. Uma dica é fazer com que os adolescentes participem de ações coletivas, que podem envolver atividades como teatro, algum esporte ou mesmo o jornal do colégio.

Trabalho voluntário

Muitas escolas oferecem a seus alunos a oportunidade de realizar trabalho voluntário. Trata-se de um modo eficiente para despertar responsabilidade social já que o jovem terá contato com pessoas, realidades e culturas muito diferentes das suas. Atividades voluntárias como grupos de ensino em comunidades carentes, mutirões de limpeza da cidade ou distribuição de alimentos para moradores de rua contribuem para um trabalho social efetivo. Outra saída é conversar com os jovens para que eles proponham formas de trabalho voluntário e passem a ajudar as pessoas que precisam.

Noções de ética

Pode parecer complicado à primeira vista, mas a verdade é que ensinar noções de ética ajuda a desenvolver responsabilidade social. Basicamente, a ética é o conjunto de valores que norteiam a vida em sociedade. Traduzido em ações do dia a dia, valores éticos envolvem, por exemplo, modos corretos de tratar outras pessoas e reagir em certas situações. Isso pode ser observado na forma como as pessoas tratam quem se localiza em posição econômica inferior, por exemplo. Outra noção ética é evitar mentiras para obter ganhos pessoais e respeitar diferenças culturais. É importante cobrar dos jovens um comportamento ético adequado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível