×
Loading ...

Como desidratar queijo para armazenamento de alimentos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O queijo desidratado é um produto nutritivo que pode ser armazenado por um longo prazo. Enquanto ele for mantido seco, permanecerá bom. O queijo perde muito pouco valor nutritivo durante o processo de desidratação de baixa temperatura. Esse é um complemento saudável para as refeições a partir de alimentos desidratados. Ele também pode ser moído em um pó fino para fazer seu próprio tempero de queijo livre de produtos químicos.

Instruções

Queijo embalado (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

    Queijo duro

  1. Corte o queijo em pedaços pequenos. O tamanho exato das peças não importa. Elas podem ser tão grandes ou tão longas quanto você quiser, mas as menores secarão mais rápido e uniformemente. A espessura das fatias é importante. Elas não devem ser maiores do que meio centímetro, porque as mais grossas demoram muito para secar.

    Loading...
    Queijos fatiados (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)
  2. Coloque os pedaços de queijo diretamente na prateleira do desidratador de alimentos. Deixe espaço em torno de cada um, de modo que eles não se toquem entre si.

    Queijo derretido (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  3. Ligue o desidratador. Se ele tiver um controle de ajuste de temperatura, escolha a configuração mais baixa.

    Mulheres escolhendo queijos (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)
  4. Vire os pedaços de queijo a cada três horas. Se o desidratador de alimentos não tem uma ventoinha, reorganize as bandejas a cada poucas horas. Isso fornecerá mais fluxo de ar para uma secagem mais uniforme. Para fazer isso, coloque o tabuleiro superior onde estava a bandeja inferior e ponha as outras bandejas uma prateleira acima de onde estava anteriormente.

    Vários tipos de queijo (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)
  5. Retire os pedaços de queijo do desidratador quando estiverem completamente secos. Ele terá uma cor uniforme e ficará um ou dois tons mais escuro do que o queijo fresco. Guarde o queijo seco em um pacote hermético.

    Queijo branco com pedaços escuros (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

    Queijo em pasta

  1. Cubra as bandejas do desidratador de alimentos com filme plástico. Você terá de abrir um buraco no centro da película de plástico para permitir o fluxo de ar através do centro do desidratador.

    Queijo ralado (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  2. Espalhe uma camada fina de queijo em pasta sobre o envoltório plástico que cobre a bandeja. Ela deve ter no máximo 0,5 cm de espessura.

    Diferentes queijos empilhados (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  3. Ligue o desidratador. Se ele tiver um controle de ajuste de temperatura, escolha a configuração mais baixa.

    Acompanhamentos para o queijo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  4. Reorganize as bandejas a cada três horas se o desidratador de alimentos não tiver uma ventoinha. Para fazer isso, coloque o tabuleiro superior onde estava a bandeja inferior e ponha as outras bandejas uma prateleira acima de onde estavam anteriormente. Se o desidratador de alimentos estiver equipado com uma ventoinha, não é necessário reorganizar as bandejas.

    Degustação de queijo (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  5. Verifique o queijo a cada três horas. O queijo desidratado fica pronto quando estiver seco ao toque. Retire-o do desidratador e guarde-o em uma embalagem hermética.

    Queijo colocado na pizza (Steve Mason/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Não permita que o queijo desidratado armazenado entre em contato com a umidade. Se ele ficar úmido ou molhado, descarte-o.
  • Queijo desidratado pode ser re-hidratado por imersão em água por uma noite, ou fervendo-o em água de 30 minutos a uma hora.
  • Processe-o em um processador de alimentos para fazer um pó fino que pode ser usado como tempero.

O que você precisa

  • Queijo
  • Desidratador de alimentos
  • Embalagens plásticas
  • Pacote fechado hermeticamente ou recipiente

Recursos

Loading ...
Loading ...