Design do interior de um consultório médico

Escrito por serena spinello | Traduzido por bruna biagioli
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Design do interior de um consultório médico
O consultório médico deve ser moderno e aconchegante para o paciente

O design do interior de um consultório médico representa muitas coisas para os pacientes. O interior deve refletir diretamente o tipo do negócio e sua clientela específica. Por exemplo, um consultório pediátrico terá uma aparência diferente do de um cirurgião plástico. Por ser a primeira coisa que os pacientes veem, o espaço precisa expressar o profissionalismo e o conhecimento do doutor e fazer com que os pacientes se sintam confortáveis.

Outras pessoas estão lendo

Coisas para se lembrar

O tipo certo de mobília, quadros e luzes podem deixar a incômoda experiência de ir a um consultório médico menos estressante. Quando pensar sobre o design de um consultório, uma das coisas mais importantes para se lembrar é de quanto espaço há disponível. Os móveis, luminárias e outros decorativos devem corresponder ao tamanho do consultório.

Manter atualizado e consistente

O design do interior de um consultório médico deve possuir uma imagem atual, mas não necessariamente de última moda. Um consultório desatualizado pode dar a impressão da prática do médico ser antiquada, um adjetivo que as pessoas não querem associar com nenhum aspecto de sua saúde. Possuir móveis antigos misturados com equipamentos eletrônicos modernos faz com que o espaço pareça incompatível. Os pacientes irão notar as inconsistências e podem até se desapontar. Cada cômodo, desde a recepção até a sala de espera para o consultório, precisa fluir em harmonia com os outros.

Recepção

A recepção é geralmente onde os recepcionistas e outras pessoas de escritório trabalham. Os empregados devem possuir um espaço de trabalho funcional, incluindo mesas amplas, armários, computadores, máquinas de fax e outros equipamentos relevantes. Recepções são cheias e geralmente são a primeira coisa que um paciente vê. Elas servem como o coração do consultório, acomodando os pacientes. Os pacientes devem ser recebidos assim que entram e devem estar aptos a fazer o check-in antes de irem para a sala de espera. Isso requer um espaço adequado. Os componentes de uma recepção devem combinar com o trabalho do recepcionista, propiciando um escritório produtivo e bem organizado.

Sala de espera

As cadeiras de uma sala de espera devem ser simples e confortáveis e posicionadas estrategicamente para os pacientes terem espaço suficiente e opções para sentar. Colocar as cadeiras muito perto uma das outras pode criar certo desconforto para os pacientes, especialmente em situações em que as pessoas estão doentes. A iluminação deve ser clara o bastante para que eles leiam, mas não a ponto de estressar os olhos. Materiais de leitura devem ser vastos e posicionados convenientemente. Ofereça uma grande variedade de materiais, pois apenas notícias médicas podem fazer com que as pessoas se sintam doentes. Um doutor que trata crianças deve deixar revistas apropriadas e até brinquedos. As artes e as cores devem ser simples e convidativas.

Salas de exame

As salas de exame devem ser iluminadas e fáceis de acomodar um paciente. Pôsteres e outros adornos são bons por dar aos pacientes algo para focar e possivelmente ajudar a eliminar o estresse. O artigo "O consultório do médico: design pobre pode lhe custar seus pacientes" (The Doctor's Office: Poor Design May Cost You Patients) - (veja sessão Referências) diz que texturas e cores, como pêssego e verde-água, criam uma atmosfera suave. Tetos de catedral, paredes curvadas e átrios criam pontos de interesse. Luzes no teto criam um ambiente saudável.

Consultórios médicos podem ser muito beneficiados com o uso de uma agência profissional de design de interiores, que pode ajudar a colocar em prática a visão de um médico utilizando uma abordagem especialista e detalhada. De acordo com o Hubpages, uma agência de design de interiores pode indicar a melhor seleção de desenho e mobília e ajudar com as melhores iluminações e cores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível