As desvantagens da biotecnologia

Escrito por steve johnson | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As desvantagens da biotecnologia
Muitas plantas são geneticamente modificadas, e isso é apenas um ramo da biotecnologia (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Os seres humanos ocasionalmente mostram a inclinação para manipular a natureza, e o atual estado do mundo deve muito a essa habilidade. Numa busca para desenvolver o máximo do seu potencial, muitos efeitos colaterais dessa interferência com a natureza foram revelados. No tocante à biotecnologia, as possibilidades de efeitos colaterais podem ser alarmantes -- as questões de custo, combinadas com questões morais, inspiram, compreensivelmente, mais cuidados do que entusiasmo, em boa parte do tempo.

Outras pessoas estão lendo

Custo

Se ponderarmos a relação custo x benefício da biotecnologia, especialmente no campo da medicina, teremos um aspecto complicado. Em termos de investimento, o valor dos produtos relacionados à biotecnologia é geralmente mal-calculado, negligenciando a inclusão dos fatores de risco e períodos de desenvolvimento de produtos, o que pode baixar os lucros. Até agora, os produtos produzidos graças aos esforços da biotecnologia são mais caros e menos práticos que as alternativas.

Ética

Os debates sobre a ética da biotecnologia perduram por décadas. A questão normalmente reside na moralidade de várias práticas empregadas na pesquisa e desenvolvimento. Como a maioria das questões foram levantadas por motivos éticos, é difícil dar uma resposta definitiva, uma vez que as opiniões variam largamente. Preocupações relacionadas à ética incluem clonagem, xenotransplantes, pesquisa de células-tronco, uso de tecido fetal e modificação genética de organismos.

Leis

O problema com a legalidade de vários procedimentos biotecnológicos é que existem poucas leis que se referem diretamente aos assuntos envolvidos. Como muito dessa tecnologia está em território inexplorado, corpos legislativos ainda não criaram projetos de lei ou decretos em relação a muitos deles. Por enquanto, isso significa que as tecnicalidades podem ficar no caminho de algumas inovações, mesmo aquelas que possam ser uma influencia positiva.

Incerteza

A maior preocupação envolvendo a biotecnologia é a incerteza dos seus efeitos a longo prazo. As vantagens imediatas são claras em muitas circunstâncias, mas elas podem direta ou indiretamente impactar o futuro em meios impossíveis de se prever. Por exemplo, na busca para resolver o problema da fome, colheitas transgênicas se mostram como uma resposta em potencial; entretanto, os efeitos na saúde a longo prazo podem não se mostrar aparente nas próximas décadas ou nas gerações subsequentes.

O conto preventivo da biotecnologia

A velha história da semente da gigante Monsanto se tornou um conto preventivo. Muitos fazendeiros e consumidores caíram nas maquinações da Monsanto, que começou a pressionar fazendeiros a pagar royalties por colheitas acidentalmente contaminadas pelas sementes geneticamente modificadas pela empresa. Esta, que também é uma lobista pró-banimento da rotulação da comida geneticamente modificada, afirma que seus esforços melhoraram o rendimento das colheitas e ajudaram a conservar os recursos naturais. Críticos dizem que os esforços da Monsanto ameaçaram a diversidade das sementes, e esses esforços podem ter um impacto negativo na saúde humana e na dos animais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível