Como detectar métodos de fraude na contabilidade

Escrito por flora richards-gustafson Google | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como detectar métodos de fraude na contabilidade
A contabilidade pode sofrer a ação fraudulenta e a empresa deve estar preparada para detectar esse tipo de ação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A fraude não é um crime que ocorre às claras, e auditorias ocasionais internas ou externas não são mais suficientes para detectar fraudes dentro de um sistema de contabilidade. Para evitar isso, a empresa deve estar ciente de todos os tipos de fraude que podem ocorrer para que possa criar programas de auditoria apropriadas. Uma empresa deve discutir o risco de fraude com toda a administração, usar testes e estar consciente da capacidade da equipe gestora para substituir os sistemas de controle de fraudes. Transações incomuns, ou "bandeiras vermelhas", em um sistema de contabilidade geralmente são o primeiro indício de comportamentos fraudulentos dentro de uma empresa.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Repare em roubos de dinheiro e de investimento na forma de cortes ou furto. Segundo o site da Tributação de Contabilidade Financeira, esse tipo de fraude é muitas vezes o mais divulgado, mas resulta nas menores quantidades de dinheiro roubado, quando comparado a outras formas de fraude. O corte acontece quando um funcionário recebe dinheiro, geralmente um pouco de cada vez, antes do registro no sistema de contabilidade ou falsifica recibos e depósitos bancários. O furto acontece quando um funcionário recebe dinheiro depois que ele foi registrado no sistema de contabilidade, quando lida com cheques ou está envolvido com esquemas fraudulentos de fornecedores. O contador Joel B. Charkatz, em um artigo para a "Lorman Education Services", afirma que os contadores e aqueles que têm acesso aos registros financeiros de uma empresa são geralmente os indivíduos culpados por esse tipo de fraude. É possível detectá-la se notar a falta de pequenas quantidades de dinheiro periodicamente.

  2. 2

    Procure por discrepâncias nas contas de despesas com pessoal. Um empregado cometendo fraude pode apresentar recibos falsos e declarar que são despesas relacionadas ao trabalho, pedir o reembolso de itens não aprovados, superfaturar o custo de uma compra se os recibos não forem necessários ou pedir reembolso mais de uma vez para a mesma despesa. Outras formas que um empregado pode usar para roubar dinheiro incluem não retornar os adiantamentos ou usar cartões de crédito da empresa para uso pessoal. Em uma grande companhia, as discrepâncias na conta de despesas como resultado de fraude podem parecer pequenas, mas podem acumular até se tornarem grandes com o tempo. Para detectar fraudes em contas de despesas com o pessoal, exija recibos para todos os pedidos de reembolso e estabeleça controles que exijam registros detalhados de todas as compras.

  3. 3

    Encontre a falsificação intencional de registros financeiros com auditorias internas. Deturpar relatórios financeiros ainda é fraude, mesmo se os ativos não forem roubados, porque a informação engana os investidores e afeta o preço das ações de uma empresa. A Tributação de Contabilidade Financeira recomenda empregar o uso de auditores externos para realizar auditorias completas, além de auditorias internas.

  4. 4

    Detecte propinas de fornecedores ou pagamentos fraudulentos observando os preços de compra anormalmente elevados ou um fornecedor desconhecido. Os funcionários encarregados de fazer as compras de empresas podem pedir aos fornecedores o pagamento de propina para fazerem negócios juntos, o que resulta em uma empresa tendo que pagar mais do que o habitual pelos bens. Uma empresa pode detectar esse tipo de fraude ao saber o valor de mercado de suprimentos que compra em comparação ao preço pago.

    Como alternativa, uma empresa pode fazer pagamentos a fornecedores ou empregados que não existem. Charkatz afirma que esse tipo de fraude é mais difícil de detectar em empresas de grande porte que empregam centenas de pessoas e contratam vários fornecedores. No entanto, conferir as ordens de compra e pedidos de pagamento com uma lista atual de empregados e fornecedores contratados pode ajudar a detectar e prevenir fraudes em um sistema de contabilidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível