Dicas para decoração de palco

Escrito por devin backman | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para decoração de palco
As técnicas certas podem dar vida a qualquer palco (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Ao decorar um palco, devemos nos lembrar de algumas regras simples e dicas. Fazendo isso não só irá tornar o projeto menos assustador, mas também poderá tornar uma solução mais rentável, o que faz com que essas dicas e regras sejam essenciais para produções com orçamento apertado, como as de escola secundária e shows em teatros comunitários.

Outras pessoas estão lendo

Básico

Sempre se lembre das regras básicas que se aplicam a todos os palcos e teatros. Se um tablado precisa sustentar o peso dos atores ou outra coisa, como uma fachada de uma casa de dois andares, construa-o com os materiais certos. Tablados construídos com tábuas de compensado de 5 x 10 cm com 1,27 cm de espessura podem suportar um bom peso. Esses tablados podem também ser mais efetivos em termos de custo e mais leves, fazendo com que sejam fáceis de se movimentar.

Construção com isopor

Faça de isopor os tablados que não precisem suportar peso. Esse é u material leve e de fácil manuseio, que pode ser decorado usando tintas a base de látex. O isopor também é mais barato que o compensado, de modo que reduz o orçamento para a construção de um cenário atraente.

Tablado com rodas

Se você vai colocar o tablado sobre rodas, assegure-se de não comprar rodas baratas somente para economizar. Mesmo que pareça que elas vão funcionar, elas não foram feitas para suportar o peso do tablado e podem quebrar, o que vai dificultar o conserto em tablados grandes.

Desmontagem

Algo inevitável em um show é a desmontagem do palco ao final da temporada de eventos. Embora possa ser fácil construir os tablados com pregos, eles tornam a desmontagem muito mais difícil que o necessário. Ao invés disso, tome algum tempo para construir os tablados com parafusos. Eles existem em diferentes tamanhos e são muito mais fáceis de remover que os pregos.

Prioridade do orçamento

Ao trabalhar com um orçamento apertado, priorize mais a qualidade do que a quantidade. Isso vai ajudar o público a aproveitar o momento e será mais provável que queiram ver seu show novamente no futuro.

Tablados múltiplos

Tenha certeza de que cada tablado tem mais que um único propósito. Isso não apenas corta os custos, mas também facilita ao pessoal de palco fazer mudanças de cenário se cada tablado puder ser revertido ou transformado em algo mais.

Perspectiva e iluminação

Use perspectiva e iluminação para expressar humores ou distanciamento de modo a fazer com que o público fique mais integrado ao momento enquanto você ainda assim mantém os custos baixos. Por exemplo, se o seu show se realiza em uma cidade, não é necessário construir um tablado elaborado. ao invés disso, faça uma miniatura da cidade que pode ser anexada a uma corda flutuante na parte traseira do palco. Com alguma iluminação atrás do tablado, ou um palco escuro com um foco de luz na miniatura e mais alguns atores, você pode mostrar ao público que a cena se dá em uma cidade.

Prismas

A construção de prismas é uma boa maneira de suprir os múltiplos propósitos citados nos estágios anteriores. Um prisma é um tablado de três lados sobre rodas. Cada face do prisma pode ser facilmente pintada ou decorada de outra maneira para mostrar uma cena diferente. Como bônus, um prisma apropriadamente construído pode ter o seu interior decorado para ser um camarim.

Cenários como pano de fundo

Produzir cenários como pano de fundo pode ser relativamente barato se feitos à mão, pois não são nada mais que telas ou lençóis que foram pintados. Eles são, entretanto, difíceis de fazer e consomem tempo, o que não é recomendado quando se tem a intenção de construir um tablado de maneira eficiente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível