Dicas de dieta e exercícios para adolescentes

Escrito por ts jordan | Traduzido por elisa silva
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Dicas de dieta e exercícios para adolescentes
Colabore com a saúde de seu adolescente (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images)

A falta de controle em relação ao peso está se tornando um problema entre adolescentes. Isso acontece devido à transição gradual de um estilo de vida ativo para um sedentário, causada pela demanda das escolas e a prevalência de atividades que não exigem esforço, como televisão e videogames. Enquanto determinar mudanças pode ser difícil, é possível readquirir controle sobre a saúde de seu adolescente, auxiliando-a a formar hábitos positivos que se estenderão por toda a vida. Aqui estão algumas dicas de dietas e exercícios para adolescentes que serão de boa ajuda.

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Dica de dieta 1 - Seguindo a regra de ouro

A regra mais básica para ter um estilo de vida saudável em relação à alimentação é: antes de comer algo, pergunte-se se alguém vivendo há centenas de anos teria acesso a essa comida. Se a resposta for "não", então não é uma comida que vá colaborar com uma dieta saudável. Obedeça essa regra pelo menos 90% do tempo e você estará a caminho da saúde.

Dica de dieta 2 - Elimine calorias

Adolescentes não precisam de dietas mirabolantes para perder peso, graças a seu rápido metabolismo e a grande produção hormonal de seus corpos em desenvolvimento. Então, a melhor coisa a fazer é eliminar o consumo de calorias extras, como: (1) bebidas calóricas e (2) lanches industrializados (se vier em uma caixa, bolsa ou embalagem, não é um bom lanche). Mesmo sem seguir a risca a dica 1, eliminar essas calorias colaborará em muito para a saúde dele.

Dica de dieta 3 - Controle e exemplo

A última dica em relação à alimentação é usar sua posição de responsável para influenciar de forma positiva seu filho. A primeira forma é controlar o acesso potencial à má alimentação. Se manter a despensa sem "porcarias", eliminando opções menos saudáveis, o adolescente acabará se alimentando melhor por falta de escolha. Isso combina com a segunda forma de influência, sendo um exemplo positivo. Você não terá moral com seu adolescente se a sua alimentação não for boa, então tenha um estilo de vida saudável se quer que ele também tenha. Dessa forma as duas dicas se entrelaçam e resultando na saúde de toda a família.

Dica de exercício 1 - Participar em esportes

Se o adolescente for do tipo competitivo, encorajá-lo a se envolver com algum esporte ou entrar em algum time será fácil, e praticamente o único passo que será preciso dará para resolver o problema de peso. A maior parte dos esportes organizados tem práticas regulares com sessões de melhoramento físico, que combinarão em exercício suficiente para o adolescente perder o peso necessário e se manter saudável.

Dica de exercício 2 - Musculação

Mesmo que o adolescente não seja competitivo e não tenha interesse em esportes, ele pode se beneficiar com algumas sessões semanais de musculação. Um programa gradual e progressivo é uma das melhores formas de perder gordura e aumentar o metabolismo enquanto aumenta a massa corporal. Se o adolescente for tímido, invista em treinamentos para fazer em casa. É perfeitamente possível fazer um bom treinamento com poucos equipamentos, como alguns pesos e um banco supino. Considere também ser um bom exemplo ao levantar pesos junto com ele; assim, além de ser um bom exemplo, será uma atividade em família.

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