Dicas para ensinar matemática para crianças com problemas de desenvolvimento

Escrito por kristyn hammond Google | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para ensinar matemática para crianças com problemas de desenvolvimento
Ensinar crianças com necessidades especiais pode ser um desafio frustrante (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

As crianças com problemas de desenvolvimento encaram muitos obstáculos de aprendizagem, mas a abordagem correta e muita paciência podem ajudar a conquistá-los, mesmo para ensinar uma matéria difícil como matemática. Seus métodos, quando for ensinar uma criança com problemas de desenvolvimento, devem ajudar a superar os desafios inerentes em suas necessidades educacionais especiais.

Outras pessoas estão lendo

Pequenos passos

Crianças com problemas de desenvolvimento se beneficiam de dividir problemas complexos em pequenos passos mais manejáveis. Isso é crucial e ideal para ensinar matemática. Cada lição de matemática envolve o ensino de passos pequenos e únicos. De acordo com Tammi Reynolds, uma pesquisadora de educação especial em Tarrant County, no estado americano do Texas, concentre-se em cada passo até que a criança aprenda bem antes de ir para o próximo. Se você perceber que ela está tendo dificuldades com um passo, foque nele, mas evite se frustrar. Nunca pule nenhum passo. Isso pode confundir a criança e impedir que elas façam conexões importantes entre cada passo.

Demonstrações visuais

As demonstrações visuais ajudam a demonstrar os passos de matemática de uma forma que as crianças com deficiência mental conseguem entender. De acordo com Tammi Reynolds, as palestras verbais são particularmente ineficazes com alunos com problemas de desenvolvimento. As demonstrações visuais fornecem um método eficaz de demonstrar os passos da matemática ou fornecem um reforço positivo. Os diagramas devem ser claros mas atraentes, e demonstrar a lógica por trás de cada passo. Como uma forma de reforço positivo, você pode usar essas demonstrações para mostrar aos seus alunos o quanto eles progrediram e quando eles podem esperar ter aprendido bem a técnica.

Reforço positivo

O reforço positivo permite que você comemore o sucesso de uma criança enquanto encoraja seu sucesso contínuo. Crianças com problemas de desenvolvimento se beneficiam muito de reforços positivos reativos, ou reforços positivos que ocorrem imediatamente após a demonstração bem sucedida de seu aprendizado. Quando uma criança resolve um passo corretamente, comemore e demonstre seu orgulho com seu sucesso. Escolha recompensas específicas para o aprendizado de cada passo e use uma demonstração visual para reforçar ainda mais seu progresso. A matemática é dividida em passos, fazendo esse tipo de sistema de recompensa ser mais fácil de controlar.

Demonstrações participativas

As demonstrações participativas são o processo de instrução onde os alunos performam ações que demonstram os passos em um problema. Um exemplo seria fazer cada aluno pegar duas maçãs de uma mesa e então pegar mais três. Peça-lhes que contém as maçãs. Essas demonstrações são um método muito eficaz para ensinar alunos com problemas de desenvolvimento a encarar e resolver problemas com palavras. Assegure-se de que os problemas com palavras que você está pedindo que eles resolvam tenham passos que podem ser demonstrados em atividades simples em sua sala de aula.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível