Dicas ergonômicas para recepcionistas

Escrito por luanne kelchner | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas ergonômicas para recepcionistas
O design do espaço de trabalho para uma recepcionista pode determinar sua produtividade e eficácia no trabalho (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

O objetivo de trabalhar a ergonomia no local de trabalho é criar um ambiente mais seguro e saudável para os trabalhadores no desempenho das suas funções. As recepcionistas passam longas horas na mesma posição, realizando entrada de dados e preenchendo documentos. Uma estação de trabalho ergonômica para a recepcionista pode ajudar a reduzir a tensão, prevenir lesões e melhorar a produtividade.

Outras pessoas estão lendo

Organização da área de trabalho

As recepcionistas podem organizar a mesa de recepção e a área de trabalho para evitar tensão e lesões. Coloque os itens na área de trabalho de modo a evitar ter que se colocar em posições incômodas no desempenho das funções exigidas pelo cargo. Telefone, teclado e mouse devem ser dispostos de modo a facilitar o acesso, tornando o trabalho mais confortável. Por exemplo, recepcionistas destras devem organizar a mesa de modo que a área de escrita fique do lado direito. Coloque teclados e cadeiras na altura certa para evitar a tensão do pulso durante a digitação ou a realização de entrada de dados. Organize os suprimentos em prateleiras para evitar ter que se abaixar ou levantar objetos pesados ​​acima do nível da cabeça. O arquivo deve armazenar as fichas mais utilizadas nas gavetas do meio para evitar ter que se abaixar ou torcer o tronco.

Deveres

As recepcionistas podem melhorar a ergonomia no local de trabalho com a realização de suas tarefas de uma maneira mais segura. Por exemplo, ao segurar o telefone entre a orelha e o ombro causam tensão nos músculos do pescoço e do ombro. Um kit de fone com microfone para ser usado na cabeça que permita à recepcionista se comunicar ao telefone com as mãos livres evita ter de segurar o telefone em uma posição desconfortável. Realizar a entrada de dados tendo os documentos colocados de maneira plana sobre a mesa pode forçar a recepcionista a manter a cabeça inclinada para baixo causando tensão nos músculos do pescoço, ao passo que suspendendo-o de modo que possa ser visualizado ao nível dos olhos evita que isso o problema.

Posicionamento e alongamento

Quando a recepcionista se senta em uma só posição por horas ocorre carga estática. Sentar-se por períodos excessivamente longos reduz a circulação, resultando em tensão muscular. Ela deve levantar-se e mover-se durante um ou dois minutos a cada hora. Manter a postura correta ao sentar na escrivaninha evita tensão muscular. A recepcionista deve evitar arquear as costas ou curvar-se em sua cadeira durante o trabalho.

Fadiga ocular e posição do monitor

A recepcionista deve posicionar o monitor do computador de modo a evitar uma posição estranha durante o trabalho. Olhos secos e vista cansada podem ser o resultado de brilho da tela do computador e da iluminação da sala. De acordo com órgãos públicos, a fadiga ocular pode ser o resultado da falta de piscar os olhos enquanto visualiza o monitor. Posicionar o monitor ligeiramente mais abaixo força o olhar para baixo e incentiva a pessoa a piscar. Arrume a escrivaninha de modo a evitar correntes de ar na área de trabalho, pois elas secam os olhos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível