Dicas para tratar erupções na pele causadas pelo estresse

Escrito por maria richmond | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Urticárias e brotoejas podem surgir por diversos motivos. Elas podem ser uma reação alérgica, resultado de exposição a um químico e podem até mesmo ser causadas pelo estresse. Quando seu corpo fica estressado, ele produz histamínicos. Estes, por sua vez, causam problemas na pele, como coceira, brotoejas, e urticárias. Essas erupções cutâneas podem aparecer na pele na forma de um inchaço, de pústulas ou de manchas vermelhas. Quando essas erupções aparecem, existem algumas medidas que você pode tomar para facilitar o desaparecimento delas.

Outras pessoas estão lendo

Exercícios de respiração

Quando você fica estressado, o ritmo da sua respiração pode muitas vezes ser interrompido e causar ainda mais estresse para o corpo. Os seus batimentos cardíacos podem acelerar, e isso adiciona ainda mais ao corpo já estressado. Respirar fundo é uma boa maneira de ajudar o corpo a se acalmar e relaxar. A entrada de mais oxigênio no pulmão pode ajudar a diminuir os batimentos cardíacos, reduzir a ansiedade e acalmar seus nervos.

Primeiro, você irá soltar qualquer roupa que esteja muito apertada e tirar os sapatos, se eles forem desconfortáveis. Ajuste um timer para 10 minutos, então sente-se no chão com as pernas cruzadas. Permita que seu rosto relaxe, soltando a tensão dos músculos faciais. Feche os olhos para que você possa se concentrar na sua respiração. Durante o exercício de respiração profunda, não só seu peito deve ser elevado, mas também seu estômago. Se você não consegue fazer com que sua mente relaxe, se concentre em contar sua respiração. Inspire, segure o ar e conte até cinco antes de expirar. Conforme seu corpo e sua mente se acalmam, os histamínicos param de ser produzidos em excesso e a sua pele irá melhorar gradualmente.

Anti-histamínicos

Pelo fato dos histamínicos serem produzidos quando o corpo está estressado, se as erupções forem muito severas, um anti-histamínico pode ser indicado para ajudar a combater a reação. Esse processo é similar a quando você tem uma reação alérgica por conta de agentes alérgenos que fazem com que os histamínicos sejam liberados na corrente sanguínea -- o anti-histamínico irá combatê-los. O mesmo serve para erupções causadas pelo estresse.

A Loratadina é um anti-histamínico que não exige receita médica para ser comprado. Você pode tomar uma dose de Loratadina e, em aproximadamente 30 minutos, você já deve ver as erupções começarem a desaparecer.

Ioga e meditação

A ioga e a meditação são há muito tempo reconhecidos como ferramentas para ajudar no relaxamento. Ambos encorporam a respiração profunda, e a ioga ainda inclui exercícios de alongamento que ajudam a aliviar a tensão muscular. Com a ioga e a meditação, você pode aprender a relaxar o corpo e a mente. Quando seu corpo entra em um estado de relaxamento, seu sistema nervoso central também relaxa, o que ajuda a reduzir as erupções da pele. Essas duas práticas funcionam melhor quando praticadas de maneira regular para ajudar a manter seus níveis de estresse baixos.

Fazer ioga e meditação durante 30 minutos por dia, todos os dias, irá lhe ensinar como lidar com o estresse e evitá-lo antes que os sinais físicos, com as erupções na pele, comecem a aparecer. Você pode adicionar música à sua prática, para ajudar ainda mais no relaxamento, se preferir.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível