A dieta do sapo-boi

Escrito por g.d. palmer | Traduzido por raquel l. pontes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 A dieta do sapo-boi
Sapos-boi comem muito e se alimentarão de quase tudo que couber na boca (bullfrog image by Lucid_Exposure from Fotolia.com)

O termo "sapo-boi" refere-se a um grande número de tipos de sapos agressivos, encontrados em todo o mundo. Eles não são todos relacionados e vivem em habitats muito diferentes. Sapos-boi possuem alguns traços de comportamento em comum e possuem uma dieta bastante parecida, especialmente em cativeiro. Como um grupo, esses sapos tendem a ser um carnívoros vorazes, alimentando-se de quase tudo que conseguem pegar. Isso os torna muito fáceis de se manter como animais de estimação.

Tipos

Muitos tipos diferentes de sapos são chamados de sapo-boi. Os mais comuns, como animais de estimação, são provavelmente o sapo-boi americano e o sapo-boi africano. O sapo-boi asiático, ou "sapo gordo", também é visto em pet shops regularmente. Menos comuns são os sapos-boi indianos e australianos, também chamados de sapo banjo. Muitas outras espécies africanas também são chamadas de sapo-boi, mas a maioria está em perigo, por causa da redução de seus habitats.

Tamanho

O tamanho é um dos fatores mais importantes na dieta do sapo-boi. A maioria deles come qualquer coisa que caiba na boca, então a alimentação está limitada ao tamanho do sapo. Os sapos asiáticos estão entre as menores espécies disponíveis como animal de estimação, com apenas 9 cm de comprimento. Já os sapos americanos são muito maiores, com comprimentos de 9 cm a 15 cm. As espécies africanas são as segundas maiores do mundo, com fêmeas de aproximadamente 12 cm e machos de até 22 cm.

Benefícios

O apetite voraz e a ausência de exigências demonstrada pela maioria dos sapos-boi tornam-os extremamente fáceis de se ter. Esses animais agressivos irão consumir quase que qualquer fonte de comida, incluindo insetos, répteis, pássaros, anfíbios e pequenos roedores. Em cativeiro, podem alimentar-se de grilos, ratos congelados, vermes, minhocas, minhocas-da-terra e outras fontes. Mesmo os donos desses animais em áreas sem lojas especializadas não devem ter problemas em conseguir comida para seus sapos-boi.

Aviso

Sapos-boi podem ser agressivos não somente com relação a alimentos, mas a qualquer coisa que considerem uma ameaça. Embora eles não possam causar danos sérios, esses animais possuem uma mordida dolorida. Tome cuidado quando estiver alimentado-o e certifique-se de que ele não confunda seus dedos com comida ou pense que você está ameaçando sua refeição. Considere o uso de pinças para entregar ratos mortos ou outro alimento não vivo e fique alerta, para o fato de que o sapo poderá atacar a comida.

Considerações

A dieta padrão do sapo-boi inclui outros sapos, até da mesma espécie. Nunca mantenha os sapos juntos, já que o maior pode comer o menor. Se optar por criar sapos-boi, separe-os assim que o acasalamento acabar e nunca deixe os pais em contanto com os girinos ou sapos pequenos. Isso reduz a chance de que o sapo recém-nascido seja devorado.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível