O efeito da música sobre a concentração como projeto científico

Escrito por camille beredjick | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O efeito da música sobre a concentração como projeto científico
Como a música afeta a concentração? (Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Um projeto científico popular em nível de ensino fundamental envolve a mensuração do efeito da música sobre a concentração de um indivíduo. Geralmente, isso envolve solicitar que pessoas realizem algum tipo de tarefa mental, enquanto ouvem música. Com a correta preparação, este tópico se torna um projeto de ciências interessante e fácil, cujos resultados são aplicáveis à vida real.

Outras pessoas estão lendo

O experimento básico

Um experimento como este pode gerar perguntas diferentes, sendo a mais básica se a música tem um efeito sobre a concentração. Neste experimento, solicita-se que dois grupos completem algum tipo de tarefa de concentração e enquanto um grupo ouve música, o outro permanece em silêncio. No entanto, este experimento é problemático, pela dificuldade em se chegar ao tipo de música. Um experimento mais comum indaga se diferentes tipos de música têm diferentes efeitos sobre a concentração. Neste experimento, vários grupos completam a tarefa, cada qual ouvindo um estilo de música diferente, como clássica, heavy metal e jazz. O grupo-controle não ouvirá qualquer música.

Tipos de música

Ao testar diferentes tipos de música em relação aos seus efeitos sobre a concentração, é desejável que os gêneros musicais sejam o mais diferente possível. Em geral, acredita-se que a música clássica seja naturalmente relaxante e boa para o cérebro. Muitos experimentadores testam essa hipótese incluindo a música clássica como um dos gêneros em um experimento. Em contrapartida, muitas pessoas consideram o heavy metal ou o hard rock irritantes e difíceis de ouvir, portanto isso também torna esses gêneros bons como testes. Pode-se também incluir gêneros neutros, como jazz ou pop. Não há um limite de número de gêneros musicais a usar, mas tente mantê-los entre três e cinco, para facilitar o teste. Finalmente, escolha uma canção de cada gênero, objetivando que tenham quase a mesma extensão. Estas serão as canções a serem ouvidas pelas pessoas no experimento.

Tarefas de concentração

Nesse experimento para testar os efeitos dos diferentes tipos de música sobre a concentração, solicita-se que a pessoa realize uma tarefa específica de concentração, enquanto ouve um certo tipo de música. A tarefa de concentração é uma constante em seu experimento, o que significa que é a mesma para todos. Pode ser variável, com base em quem estiver participando do experimento. Em uma tarefa mais fácil, peça aos participantes para fazer uma pesquisa de palavra. Em uma tarefa intermediária, você deve encontrar um jogo de memória online. Isso envolve mostrar a alguém uma página com muitas figuras ou palavras e depois de algum tempo sair da página e pedir que se recorde o máximo de figuras ou palavras possível. Finalmente, no caso de uma tarefa de concentração desafiadora, dê uma parte para ler e peça para responder perguntas de compreensão do texto.

Conduzindo o experimento

Depois de escolher a música e a tarefa, é fácil conduzir o experimento. Designe aleatoriamente cada indivíduo para um tipo de música, de modo que o mesmo número de pessoas ouça cada tipo de música. Destine a cada uma a mesma quantidade de tempo para conclusão da tarefa. Algumas podem não conseguir ouvir a canção até o fim, enquanto outras podem ter de reiniciá-la para preencher o tempo restante. Por isso, é importante que as canções tenham quase a mesma extensão. No experimento, dê a cada participante um par de fones de ouvido conectado à fonte musical, toque a música e marque em quanto tempo completaram a tarefa. Lembre-se de incluir um grupo-controle que não ouve música.

Analisando os resultados

Se tiver uma variedade suficiente para as escolhas das músicas, seus resultados deverão revelar padrões. Calcule a pontuação de cada pessoa na tarefa de concentração, anotando que música ela ouvia enquanto a tarefa era executada. Em seguida, calcule a variação dos pontos e a média de cada gênero musical. Para uma mensuração estatística mais acurada do som, calcule por meio de Análise de Variância, ou ANOVA, os resultados. Quando agrupar os pontos por gênero musical, verá qual grupo teve a pontuação mais alta e a mais baixa. A partir desse ponto, poderá especular sobre como o gênero musical influenciou a pontuação de cada participante, lembrando que a correlação não envolve causa.

Não esqueça

Mantenha o máximo possível de constantes e variáveis. Isso significa que os participantes do experimento devem ter idades semelhantes com níveis educacionais semelhantes. Mas, para assegurar resultados diversos, nos grupos deve haver o mesmo número de meninos e meninas, de pessoas de raças diferentes e de pessoas que gostam de diferentes tipos de música. Lembre-se de obter o consentimento de cada participante antes de fazer o experimento. Dependendo das normas da escola, isso poderá envolver um registro de dados à parte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível