×
Loading ...

Efeitos colaterais de banhos de sauna

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O artigo "Sauna — a Hobby or for Health?" ("Sauna, um passatempo ou algo para a saúde?", em tradução livre) por E. Ernst, publicado no "Journal of the Royal Society of Medicine" (Jornal da Sociedade Real de Medicina), relata que, apesar dos benefícios comprovados dos banhos de sauna — o estudo descobriu que após três meses de banhos duas vezes por semana, a incidência de resfriados diminuiu entre os participantes —, o excesso de calor e de transpiração parecem agravar algumas condições de saúde e criar outras.

Os banhos de sauna representam alguns riscos à saúde (sauna image by Andrejs Pidjass from Fotolia.com)

Problemas cardiovasculares

A U.S. National Library of Medicine of the National Institutes of Health (Biblioteca Nacional Americana da Medicina dos Institutos de Saúde) descreve uma investigação de 77 mortes relacionadas a banhos de sauna na Suécia, entre 1992 e 2003. Vinte e três porcento dos banhistas, nesse grupo, tiveram problemas cardiovasculares, que incluem doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Loading...

Infarto do miocárdio

O infarto do miocárdio ocorre quando o suprimento de sangue de uma parte do coração é interrompido, levando as células do coração a morrerem e ocasionando o que é comumente conhecido como ataque cardíaco. De acordo com a revista "Cardiology" (Cardiologia), um paciente com essa condição provavelmente desenvolveu esse problema como resultado da alternância entre banhos de sauna quente e banhos de água fria, uma flutuação de temperatura que ocasiona espasmos nos vasos sanguíneos.

Insolação

A insolação é provocada pela perda de sal e pela desidratação, e esses dois fatores ocorrem quando se fica exposto a uma quantidade excessiva de calor durante longos períodos. As crianças, os idosos e os obesos são os mais vulneráveis ​​à insolação, que podem deixá-los em estado de choque e ocasionar lesões cerebrais, falência dos órgãos e morte. No entanto, qualquer pessoa pode sucumbir a esse problema. E, como as temperaturas das saunas geralmente variam entre 65 °C e 87 °C, existe potencial para a ocorrência da insolação. Limitar sua estadia dentro de uma sauna em até dez minutos minimiza esse risco.

Efeitos adversos em crianças

"Pediatrics" (Pediatras), a revista da American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatras), relatou um estudo que recriou as condições de um banho de sauna na Finlândia para descobrir como eles afetam as crianças. Depois de observar uma aceleração de todas as taxas relacionadas ao coração das crianças durante a sauna, bem como a queda da pressão arterial imediatamente após a exposição ao calor em crianças menores de dez anos de idade, os pesquisadores concluíram que os banhos de sauna exigem muito do sistema circulatório infantil.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...