Efeitos colaterais do espinafre

Escrito por leigh good | Traduzido por maria fernanda picotez
Efeitos colaterais do espinafre
Escorredor cor de menta com folhas frescas de espinafre (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O espinafre é carregado de nutrientes. Comer meia xícara de espinafre cozido é o equivalente a consumir 190% da dose diária recomendada de vitamina A da sua dieta. Você também ingerirá 20% de seu valor diário de ferro com essa meia xícara. Porém, o espinafre pode causar alguns efeitos colaterais desagradáveis ​​se for consumido em grandes quantidades.

Fraca absorção

O espinafre é rico em ácido oxálico, uma substância química que pode se ligar ao ferro e ao cálcio, fazendo com que o seu corpo absorva menos desses nutrientes importantes. Para combater esse problema, tome um pouco de vitamina C quando for comer espinafre; faça isso tomando um copo de suco de laranja ou de tomate sempre que comer espinafre. A vitamina C ajudará o seu corpo a absorver melhor o cálcio e o ferro.

Pedras no rim

Se você tem tendência a ter pedras nos rins, o seu médico pode sugerir evitar o espinafre, entre outros alimentos. Ele contém purinas, compostos orgânicos que o seu corpo transforma em ácido úrico. Ter níveis elevados de ácido úrico no organismo aumenta o risco de desenvolver pedras nos rins. O ácido oxálico do espinafre também pode fazer com que os níveis de oxalato de cálcio na urina aumentem, também podendo levar a pedras nos rins.

Dentes ásperos

Um efeito colateral comum, mas inofensivo, de comer espinafre é sentir como se os seus dentes estivessem ásperos ou grudentos. Isso é causado pelo ácido oxálico encontrado no espinafre. Ele contém pequenos cristais que não se dissolvem na água. Esses grãos são inofensivos e podem ser removidos facilmente ao escovar os dentes.

Dor de estômago

O espinafre é rico em fibras alimentares; uma xícara de espinafre cozido contém 6 ​​g de fibras. Embora o seu corpo precise delas para digerir bem, comer muita fibra ao mesmo tempo pode levar a uma dor de estômago. Você pode apresentar sintomas como gases, inchaço e cólicas após comê-lo. Coma uma grande quantidade de espinafre de uma vez e você poderá ter uma diarreia. Se aumentou recentemente a quantidade de fibra na sua dieta, o seu corpo eventualmente se ajustará e você acabará sentindo menos dor de estômago conforme continua a comer alimentos ricos em fibras. Tente beber um copo cheio de água cada vez que comer espinafre para ajudar o seu corpo a processar melhor a fibra.