Mais
×

Os efeitos colaterais do uso da unidade TENS no tratamento de dores no pescoço?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As unidades de estimulação elétrica nervosa por via transcutânea (TENS) utilizam almofadas ligadas a um dispositivo manual que transmite sinais elétricos, a fim de aliviar a dor causada pela artrite, lesões e outras causas. Apesar de sua eficácia no alívio das dores no pescoço, as unidades TENS apresentam o risco de alguns efeitos colaterais.

A estimulação elétrica é utilizada em diversos tratamentos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Tipos de efeitos colaterais comuns

Irritação da pele e vermelhidão no local do pescoço onde foram colocadas as almofadas são os efeitos colaterais mais comuns do uso de TENS.

Solução

Deve-se revesar os pontos em seu pescoço onde você coloca os eletrodos e não coloca o aparelho no mesmo local duas vezes em tratamentos consecutivos, ajudando a prevenir alguns dos efeitos colaterais na pele provocados pela unidade de TENS.

Características

Se passar muita corrente através da unidade para as almofadas, você estará mais susceptível a desenvolver espasmos musculares no pescoço. Quando isto ocorrer, deve-se diminuir a intensidade da corrente.

Aviso

É importante não colocar as almofadas das unidades de TENS sobre as veias que percorrem seu pescoço em direção à garganta ou ao cérebro, pois as unidades têm o potencial de bloquear o fluxo de sangue. Se você tem epilepsia, usar uma unidade de TENS em seu pescoço para aliviar dor poderá causar uma convulsão.

Considerações gerais

Como seus efeitos sobre o desenvolvimento fetal são desconhecidos, não utilize a unidade de TENS para o tratamento de qualquer tipo de dor quando grávida. Além disso, não utilize a unidade TENS se estiver usando um marcapasso.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article