Os efeitos a longo prazo do Atenolol

Escrito por rosanne knorr | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O Atenolol é um medicamento betabloqueador, que serve para diminuir os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. É prescrito para hipertensão e, como aumenta o oxigênio que chega no coração, o Atenolol também é usado para aliviar dores no peito ou diminuir o dano causado por ataques cardíacos. Uma grande variedade de efeitos colaterais foram notados e nem todos são comuns. Porém, se você estiver tomando Atenolol e notar alguma mudança no seu bem-estar físico ou mental, procure seu médico.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas físicos em geral

Ao começar a tomar o Atenolol, você pode se sentir sonolento ou fraco. Não opere máquinas nem dirija veículos, ou pratique qualquer ação que necessite de atenção, até que você sinta que este efeito não lhe afeta mais. Febres, suores, arrepios, ou mesmo frio nas extremidades, foram sentidos por alguns usuários. Inchaço, ganho de peso, náuseas ou dores nas juntas também foram sentidas.

Açúcar no sangue

Exames de sangue e de urina podem mostrar uma mudança no açúcar no sangue em pessoas que tomam Atenolol. Sede mais intensa pode ser um sinal de pouco açúcar no sangue.

Problemas no coração ou na respiração

Dificuldade para respirar, maior taxa de batimentos cardíacos, ou irregularidades na respiração e taxa de batimentos cardíacos podem ocorrer. O paciente pode se sentir tonto ou cansado. Vá seu médico imediatamente se estas condições lhe acometerem. Se dores no peito ou dificuldades sérias de respiração ocorrerem, chame a emergência.

Problemas de visão

Apesar de não ser comum, algumas pessoas relataram que sua visão ficou turva ou diminuída. Problemas ocorrem na visão à noite, incluindo cegueira noturna. As luzes podem parecer sendo envoltas por aureolas, ou mais brilhantes que o normal. Dificuldades em distinguir as cores e visão dupla também foram relatadas.

Sangramentos ou sintomas incomuns

Algumas condições raras incluem sangramento nas gengivas ou nas excreções corporais. Machucados ocorrem com mais frequência. Urinar fica menos frequente ou tem menos volume. Pontinhos vermelhos podem aparecer na pele. As unhas das mãos ou dos pés com manchas azuladas são um sinal sério de dificuldades cardíacas.

Dificuldades mentais

Alguns pacientes contam terem uma confusão geral ou dificuldade em processos mentais. Problemas emocionais podem incluir um sentimento de ansiedade ou depressão.

Cuidado

Não use Atenolol se estiver grávida ou na expectativa de engravidar, pois pode causar sérios defeitos de nascença. Se você tiver uma resposta severa ao Atenolol, especialmente se envolver a respiração, dores no peito, inchaço, depressão ou sérias reações alérgicas, chame seu médico imediatamente ou vá até a sala de emergência. Assegure-se de que todos os médicos saibam que você está tomando Atenolol.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível