Efeitos negativos de conflitos em uma organização

Escrito por george n. root iii | Traduzido por fernando prezotto
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Efeitos negativos de conflitos em uma organização
Conflitos em uma organização podem afetar a produtividade e rentabilidade (manager image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com)

Uma organização é feita de um grupo de pessoas, e dentro desses grupos, conflitos são inevitáveis. Um bom executivo ou gestor de equipe de equipe é medido, em parte, pela forma que ele lida com conflitos. Quando o gerenciamento de conflitos é bem sucedido, existem efeitos negativos limitados e a empresa pode mover-se em frente de maneira produtiva. Quando o gerenciamento não oferecer a solução para o conflito, podem haver vários efeitos negativos na empresa. Entender os efeitos negativos de conflitos em sua empresa pode ajudar a enfatizar a importância do gerenciamento de conflitos.

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Insubordinação

Uma empresa com uma gerência fraca desenvolve problemas de conflitos que continuam a longo prazo. Funcionários acreditam que os gerentes são incapazes de resolver conflitos dentro da empresa, e o respeito pela autoridade da gerência pode ser desgastada. A insubordinação se desenvolve porque funcionários não acreditam que a gerência consiga manter o controle da empresa.

Queda na produtividade

Permitir que o conflito continue significa que a atenção dos funcionários fica mais focada no conflito e não na produtividade. Se um problema ficar se arrastando, os funcionários darão mais importância em resolver o problema em seu favor, ao invés de preocupar-se com a produtividade no trabalho.

Falta de direção

Conflitos algumas vezes podem surgir quando a gerência é incapaz de comunicar as diretrizes da empresa aos funcionários. Conflitos podem aparecer quando funcionários têm permissão para interpretar as mudanças na empresa da maneira que bem entenderem.

Fragmentação

Conflitos geram facções rivais. Algumas vezes essas facções são individuais, às vezes são grupos. Conflitos mal resolvidos podem criar tensão entre grupos que podem normalmente precisar trabalhar juntos. Tal rivalidade pode tornar o progresso na empresa difícil.

Falta de novas ideias

Grupos em conflito tendem a não colaborar com novas ideias. Quando deixa-se de resolver algum conflito, pode ser difícil criar novas ideias que a empresa precise para resolver problemas que está encarando.

Qualitade do trabalho

Se um conflito não é resolvido no tempo certo, as partes envolvidas podem começar a mostrar mais interesse pelo conflito do que por fazer seus trabalhos corretamente. A qualidade do produto pode sofrer, e, em alguns casos, a segurança dos empregados pode estar em perigo também.

Prazos

Em algumas empresas, prazos são muito importantes. Grupos em conflito podem começar a deixar os prazos até o limite, conforme o conflito se torna mais importante que eles. Quando ambos os lados acreditam estar corretos e que o conflito não foi resolvido pela gerência, a ideia de que cada lado deve acreditar estar correto antes de continuar começará a afetar prazos importantes.

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