Mais
×

Como ensinar atividades simples a uma criança pré-escolar em casa

Atualizado em 23 março, 2017

Ensinar em casa uma criança em idade pré-escolar representa o alicerce sobre o qual você construirá uma educação completa. Esse período de aprendizagem é importante antes de matricular a criança em uma escola onde o ensino escolar passa a ser obrigatório. O ensino pré-escolar começa com o reconhecimento de como as crianças por volta dos três anos de idade se desenvolvem e aprendem.

Instruções

As crianças na idade pré-escolar devem ter as ferramentas adequadas à idade em casa (little preschooler image by Renata Osinska from Fotolia.com)
  1. Promova o desenvolvimento físico no seu filho. O ensino de uma criança em idade pré-escolar ocorre a todo momento, desde quando ela acorda. Ajude-a a se desenvolver fisicamente ensinando ela a se vestir e dando a ela a oportunidade de brincar com outras crianças. O desenvolvimento físico inclui autonomia física e desenvolvimento social e emocional, o que leva a um aumento da autoestima e do desempenho acadêmico.

  2. Melhore o desenvolvimento cognitivo do seu filho com atividades interativas e criativas. Incorpore formas, cores, atividades táteis e movimento na aprendizagem do dia a dia. Por exemplo, use blocos coloridos do alfabeto para ensinar as letras e as cores. Faça desenhos de um conto de fadas para promover a capacidade do seu filho de fazer conexões e estender seus limites mentais.

    Os blocos ensinam cores, formas e letras (abc blocks image by Erin Cadigan from Fotolia.com)
  3. Use jogos para ensinar as habilidades motoras finas para o seu filho. Coloque duas tigelas em uma mesa baixa e encha uma delas com bolas de algodão. Dê ao seu filho uma pinça de cozinha, mostrando a ele como usá-las ao pegar uma bola de algodão e colocá-la na tigela vazia. Peça para ele mover as bolas de algodão restantes de uma tigela para outra.

    As bolas de algodão transformam objetos cotidianos em oportunidades para aprender (Cotton Balls image by Towards Ithaca from Fotolia.com)
  4. Ensine o seu filho em idade pré-escolar como amarrar os sapatos. Faça furos em um pedaço de papelão duro no formato padrão dos buracos um sapato, laçando um cadarço através dos furos. Mostre ao seu filho várias vezes o que você está fazendo antes de deixar ele praticar.

    As crianças por volta dos três anos de idade podem aprender a amarrar os sapatos (Shoe macro image by Matthew Cole from Fotolia.com)

O que você precisa

  • 2 tigelas
  • Pinças de cozinha
  • Bolas de algodão
  • Cadarço
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article