Como ensinar as crianças a serem conscientes sobre o meio ambiente

Escrito por sharon perkins | Traduzido por fernando telles
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar as crianças a serem conscientes sobre o meio ambiente
Pais que servem de modelo para responsabilidade ambiental ensinam seus filhos sem palavras (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Muitas vezes os pais querem que seus filhos entendam a importância de ser um bom cuidador do planeta Terra, mas não têm certeza de como fazê-lo. Ensinar o seu filho a ser consciente e cuidadoso com meio ambiente não é difícil, mas é preciso empenho da sua parte para seguir os mesmos princípios.

Outras pessoas estão lendo

Dê o exemplo

As crianças aprendem com o que você faz, não com o que diz. Isto é válido para ensinar a responsabilidade ambiental da mesma forma que acontece com as grandes lições da vida. Dê o próprio exemplo através de práticas ambientais positivas. Explique aos seus filhos por que você está colocando papéis no lixo reciclável, enchendo garrafas de água reutilizáveis ​​em vez de comprar engarrafada ou levando baterias para reciclagem. Não acrescente muitos detalhes ou faça parecer que está agindo de forma especial; apenas integre práticas ambientais responsáveis ​​em todos os aspectos de sua vida para que seus filhos as vejam como ações normais, cotidianas.

Ponha as lições em prática no seu dia-a-dia

As crianças vivem o aqui e agora. Falar sobre o que vai acontecer no "futuro" tem pouca relevância para eles. Em vez disso, mostre aos seus filhos a importância da responsabilidade ambiental hoje, em formas concretas. Acompanhe a sua conta de energia elétrica, por exemplo, para mostrar que desligar as luzes e alterar as configurações do termostato pode ajudar a família a economizar. Torne esta prática um projeto de família, com um gráfico colorido e uma recompensa para cada membro no final do mês -- uma parte do dinheiro economizado, ou um presente da família. Reduza seus trajetos de curta duração com o carro, consolidando suas viagens ou passeios de bicicleta ou a pé para lugares próximos. Coloque o dinheiro que vocês economizarem em um "pote de conservação" para comprar coisas divertidas mais tarde.

Torne a resposabilidade ambiental um hábito

Os hábitos são fixados quando praticados regularmente. Separar o lixo em diferentes recipientes de reciclagem se torna um hábito a partir do momento que uma criança aprende a jogar lixo no lixo. Um hábito rotineiro pode durar a vida toda. É preciso um acompanhamento dos pais para garantir que seu filho sempre irá cumprir o descarte correto do lixo.

Não seja um prosélito

A maneira mais rápida de fazer as crianças se desligarem das responsabilidades ambientais é falando sobre isso o tempo todo. Se você quer realmente que seu filho te ouça, não deixe que sua declaração sobre a redução do consumo de eletricidade ou produção do seu próprio alimento se torne um sermão. Converse com seus filhos no nível deles e não os deixe sobrecarregados. As crianças na pré-escola não entendem sobre o aquecimento global, mas podem se tornar muito preocupadas com o mundo "queimando". A Sociedade Australiana de Psicologia afirma que, nessa idade, a criança pode precisar de mais do que fatos para garantir que ela não está em perigo imediato. Os adolescentes, por outro lado, são mais suscetíveis a soltar informações erradas, obtidas atrás de fontes duvidosas, que precisam ser corrigidas. Uma discussão aberta com eles sobre suas crenças funciona melhor do que uma palestra sobre o porquê de elas estarem erradas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível