×
Loading ...

Como ensinar às crianças sobre a fofoca

As crianças aprendem mais do que apenas o ABC na pré-escola e escola primária. Elas também aprendem sobre as interações sociais e sobre as armadilhas das fofocas e boatos. Elas espalharão boatos por várias razões, incluindo a necessidade de se "encaixar" com seus amigos, conseguir controle e como uma maneira de se sentir especial ou impressionar os outros. Ensinar às crianças quando elas são jovens que espalhar boatos e fofocas é inaceitável as ajudará a se tornarem adultos mais responsáveis e confiáveis.

Instruções

Fale com os seus filhos sobre a fofoca no carro indo para a escola ou durante uma brincadeira (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Converse sobre o significado das palavras "rumor ", "fofoca" e "segredo". Explique para a criança que fofocas e boatos acontecem quando um amigo ou colega conta algo que é secreto ou confidencial sobre outra pessoa. Diga que um segredo é uma informação privada que é assustadora ou embaraçosa e algo que ele só contaria para seu melhor amigo. Mantenha as definições simples e no nível intelectual da criança.

    Loading...
  2. Explique para a criança que os rumores e as fofocas machucam. Coloque isso em termos que ele entenda, como dizer que equivale à dor de uma experiência dolorosa em seu passado. Por exemplo, se ele caiu da bicicleta e arranhou o joelho, o machucado doeu. Diga a ele que os rumores também doem, só que mais no interior do que no exterior, e que outras crianças poderiam ser feridas por um rumor como se tivessem um arranhão no joelho.

  3. Diga à criança que manter um segredo é uma promessa a um amigo. Instrua-a a fingir que contou ao seu melhor amigo um segredo e esse amigo então contou para todos. Como ele se sentiria?

  4. Dê ao seu filho uma "ajuda" para caso ele ouça um rumor, ele possa evitar a sua propagação. Diga que se seus amigos começarem a fofocar, ele deve se afastar ou manter o que ele ouviu para si e não espalhá-lo por aí.

  5. Converse com a criança sobre como lidar com os rumores que são sobre ela. Ela ficará magoada e irritada que um amigo ou um colega de classe espalhe um boato sobre ela. Diga à criança para não retaliar inventando um rumor sobre a outra criança ou agredindo-a fisicamente. Em vez disso, diga que ela deve ignorar os rumores e ensine-a que os amigos de verdade ficarão ao lado dela até a intriga passar.

  6. Evite fofocar na frente da criança. Elas aprendem pelo exemplo e, quando elas o virem colocando um fim aos rumores ou dizendo a amigos e familiares que isso é errado, elas aprenderão a se comportar da mesma forma e colocarão um fim à fofoca entre seus amigos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...